O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (30) da convenção do PMDB, em Ananindeua, no Pará, que ratificou a candidatura de Helder Barbalho (PMDB) ao governo do estado e Paulo Rocha (PT) ao Senado.
Em seu discurso, Lula se lembrou da sua primeira visita que fez ao estado, quando o PT foi fundado. Ele lembrou ainda do discurso feito Belém na campanha de 1989, quando tinha apenas 2,75% nas pesquisas eleitorais. “Não tem eleição ganha antes da hora ou tão difícil que a gente não possa ganhar”, afirmou.
O ex-presidente falou dos xingamentos sofridos pela presidenta Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo. “O preconceito contra Dilma é pior que o preconceito contra mim”.
Para Lula as agressões vieram das mesmas pessoas que não acreditavam que o País fosse capaz de organizar o evento. “Estamos fazendo a melhor Copa do Mundo, a mais alegre e mostrando que o povo brasileiro é o que melhor recebe os turistas”, enfatizo.
Lula encerrou defendeu que não há caminho melhor para mudar o Brasil que a política. “Pergunte aos seus pais o que era esse país antes de 2003. Esse país aprendeu a andar de cabeça erguida”.
Ele aconselhou os jovens, especialmente os mais pobres, a não desistir ou desanimar diante de dificuldades. “Não há nada que pode mudar o rumo de um País fora da política”.
Da Redação da Agência PT, com informações do Instituto Lula