Pesquisa Datafolha divulgada sábado (7) aponta queda na avaliação do desempenho dos governos da presidenta Dilma Rousseff (PT), do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT).
De acordo com a pesquisa, 23% dos entrevistados consideram o governo Dilma como “ótimo” ou “bom” e 33%, “regular”.
Em São Paulo, 38% consideram o governo Alckmin “ótimo” ou “bom”. Em relação a gestão Haddad, 33% consideram a gestão “regular” e 20%, “ótimo” ou “bom”.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre terça (3) e quinta-feira (5). Foram ouvidas quatro mil pessoas em 188 municípios para o levantamento. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Além da crise hídrica, que já é uma realidade em vários estados, particularmente em São Paulo, e que contribui para a deterioração da imagem dos governantes em todos os níveis, a pesquisa reflete antes de tudo uma piora nas expectativas em relação ao futuro da economia e do emprego no País.
No caso do governo federal, também concorre para a queda de popularidade as denúncias da Operação Lava-Jato, que investiga casos de corrupção na Petrobras.
Os resultados da consulta realizada pelo Instituto Datafolha demonstram, ao menos por enquanto, o sucesso da campanha movida por setores da mídia contra o governo federal e o PT, marcada pela divulgação de prognósticos pessimistas em relação à economia, além de denúncias e “vazamentos” seletivos dos casos de corrupção na Petrobrás.
Apesar de o Brasil registrar o menor índice de desemprego de sua história (menos que 4,8%), 62% dos entrevistados acreditam que o número de desempregados vá crescer no próximo período, 82% apostam no aumento da inflação, embora ela continue nos limites da meta de 6,5% ao ano, e 55% preveem piora na situação econômica do país.
A pesquisa Datafolha também apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado por 56% dos entrevistados como o melhor presidente da história do País.
Da Redação da Agência PT de Notícias