O portal “Congresso em Foco” divulgou nesta terça-feira (15) os nomes dos dez senadores e dez deputados indicados por 186 jornalistas ao Prêmio Congresso em Foco 2015. Entre eles, estão quatro petistas, dois de cada Casa parlamentar.
Na Câmara dos Deputados, o Partido dos Trabalhadores é representado por Alessandro Molon (RJ) e Maria do Rosário (RS). No Senado, foram escolhidos Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA).
Alessandro Molon foi reeleito para a Câmara Federal em 2014 com o maior número de votos da coligação, formada por PT, PCdoB e PSB, no Rio de Janeiro. Foi relator do Marco Civil da Internet, considerado uma das legislações mais avançadas do mundo sobre o tema.
O deputado é também autor de uma proposta que inspirou a criação da lei que destinou mais R$ 200 bilhões do Fundo Social do Pré-sal para a Educação.
Antes da última votação, Molon foi eleito um dos parlamentares mais influentes de 2014 pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Em seu quarto mandato na Câmara Federal, Maria do Rosário é reconhecida por sua atuação na defesa dos direitos humanos. Entre 2010 e 2014, Rosário foi ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Seppir/PR).
Em abril do ano passado, ao voltar para a Câmara, a deputada atuou no debate sobre o novo Plano Nacional de Educação e da Lei Menino Bernardo.
O também gaúcho Paulo Paim começou sua trajetória política no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS). Em seu primeiro mandato como deputado federal, ajudou a escrever e aprovar a atual Constituição brasileira.
Ao todo, foi eleito quatro vezes para a Câmara e duas para o Senado. Paim atua principalmente na defesa dos direitos de trabalhadores, dos direitos humanos e pelo fim da desigualdade racial.
Atuante em temas como infraestrutura, comunicação, ciência e tecnologia e orçamento, planejamento e gestão, Walter Pinheiro está em seu primeiro mandato como senador, após ser eleito como deputado federal por quatro vezes.
De acordo com sua assessoria, são mais de 30 projetos encaminhados e 347 relatorias, além da presidência de comissões. Desde 1997, o senador figura na lista anual dos 100 “Cabeças”, organizada pelo Diap.
Além disso, ele ficou entre os oito melhores senadores em 2014. No anterior, ele Pinheiro foi escolhido como um dos 10 melhores senadores do Brasil pelo Congresso em Foco, com destaque para sua atuação na categoria Defesa do Desenvolvimento Econômico.
Prêmio – A cerimônia de entrega do Prêmio Congresso em Foco 2015 ocorrerá em 8 de outubro, quando serão anunciadas as posições dos rankings dos dez senadores e deputados mais atuantes, na avaliação de jornalistas.