Partido dos Trabalhadores

Petistas querem convocar ministro de Relações Exteriores para explicar censura ao filme de Chico Buarque

Deputados pedem que ministro preste esclarecimentos sobre censura imposta ao filme sobre vida e obra de Chico Buarque, no festival de cinema no Uruguai

Divulgação

Os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Paulo Teixeira (PT-SP) protocolaram nesta terça-feira (17), na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Credn), da Câmara dos Deputados, requerimento número 119/2019, em que pedem a convocação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Henrique Fraga Araújo. Eles pedem que o ministro preste esclarecimentos sobre a censura imposta ao filme sobre a vida e a obra do cantor e compositor Chico Buarque, no festival de cinema no Uruguai.

“A censura é inaceitável em qualquer circunstância, em qualquer tempo histórico e praticada por qualquer pessoa. Os atos de censura têm se multiplicado em diversas ações do governo Bolsonaro, em diversos cantos do País e também no exterior”, afirmou o deputado Henrique Fontana.

De acordo com reportagem divulgada pela Revista Veja, a organização do 8º Festival de Cinema do Brasil, que se dará em outubro em Montevidéu, diz ter recebido instrução da Embaixada do Brasil no Uruguai para não exibir o documentário Chico: Artista Brasileiro, sobre o compositor e cantor Chico Buarque de Hollanda.

Na justificativa do requerimento os deputados afirmam que a “tentativa de interferência da Embaixada do Brasil no Uruguai, provavelmente por determinação ideológica do Ministério das Relações Exteriores, configura verdadeira censura prévia, expressamente vedada no texto constitucional e representa grave retrocesso democrático, que deve ser repudiado pelo Parlamento nacional, exigindo, destarte, que os responsáveis venham prestar esclarecimentos nessa Câmara dos Deputados”.

Por PT na Câmara