A Polícia Federal vai investigar um boato falso, que tem circulado nas redes sociais, de que o governo federal confiscaria cadernetas de poupança ou aplicações financeiras de brasileiros. A determinação para o inicio das investigações pela Polícia Federal (PF) foi feita pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na sexta-feira(13).
A mensagem falsa começou a circular nas redes sociais Twitter, Facebook e Whatsapp, nesta semana. O texto foi atribuído à Caixa Econômica Federal e afirma que o congelamento de poupanças ocorreria a partir de 17 de fevereiro, ‘por motivo econômico do Brasil’.
Em nota veiculada ontem (13), no site do Ministério da Justiça (MJ), Cardozo anunciou ter pedido a imediata e rigorosa apuração da origem dos boatos que circulam nas redes sociais relacionados à caderneta de poupança.
Ainda na sexta-feira, o Palácio do Planalto informou que o governo federal não estuda nenhuma medida relacionada ao confisco de poupanças dos brasileiros, ao contrário do que afirma o boato espalhado nas redes sociais.
Também por meio de uma nota à imprensa, o Ministério da Fazenda se pronunciou sobre o assunto e negou medidas de retenção de poupança.
Tais informações são totalmente desprovidas de fundamento, não se conformando com a política econômica de transparência e a valorização do aumento da taxa de poupança de nossa sociedade, promovida pelo governo, através do ministério da Fazenda”, esclarece o texto.
Da Redação da Agência PT de Noticias