O líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Pimenta (PT-RS), divulgou um pequeno vídeo, nesta quinta-feira (21), no qual resume o que será julgado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na próxima terça-feira (26), em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pimenta avalia que o STF terá agora “uma oportunidade histórica de fazer justiça” e explica que o recurso que será julgamento na próxima semana é diferente do habeas corpus que já foi negado pelo Supremo.
“A defesa do presidente Lula está pedindo uma liminar que tem por objetivo suspender os efeitos daquela condenação no TRF-4. No nosso entendimento existe um conjunto tão grande de irregularidades, de questões que contrariam a Constituição na condução daquele processo que não é razoável que o presidente Lula tenha que recorrer para que o mérito tenha que ser analisado e enquanto isso não acontece ele fique preso”, argumentou o parlamentar.
Segundo Pimenta, a prisão de Lula sem que ele seja considerado culpado causa “prejuízo os irreparáveis” à sua imagem. “O que estamos pedindo é que esse processo seja analisado no seu mérito, mas que enquanto isso não ocorre, Lula possa estar em liberdade”, diz o petista.
“Nós queremos é Lula livre, nós queremos é Justiça”, enfatizou.
Assista ao vídeo divulgado pelo deputado:
Por PT na Câmara