Partido dos Trabalhadores

Pimentel e lideranças traçam estratégia final de campanha

A empresários, Pimentel defendeu um novo modelo de desenvolvimento em Minas Gerais

O candidato da coligação ‘Minas pra Você’ ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, esteve, nesta terça-feira (16), com as lideranças da sua base de apoio, em Belo Horizonte, para discutir as estratégias da reta final da campanha até o primeiro turno. O candidato ouviu prefeitos, vereadores, candidatos a deputado federal e estadual, presidentes dos partidos aliados e coordenadores regionais de sua campanha eleitoral.

Na tarde de ontem, Pimentel esteve com empresários, no Clube de Diretores Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), para defender o projeto de criar a ‘economia do conhecimento’ em Minas, focado na diversificação das indústrias, no uso de novas tecnologias e nas vocações regionais.

Ele lembrou que a economia mineira é dependente de poucos produtos – 50% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro vêm de minério de ferro e café. O candidato apresentou suas propostas e reafirmou seu compromisso de rever a carga tributária estadual, uma das mais pesadas do Brasil.

A tarifa da eletricidade (de impacto direto nos custos do setor produtivo) será, segundo ele, reduzida gradualmente, para auxiliar o crescimento da atividade econômica no estado.“Quero que me expliquem os motivos pelos quais Minas tem de cobrar 30% de ICMS na conta de luz, quando São Paulo cobra 18%. Por que Minas é pior do que São Paulo neste aspecto?”

Pimentel defendeu uma atuação regional e participativa, ouvindo a sociedade civil e fazendo uso dos arranjos produtivos locais já existentes. “Nossa proposta é de uma industrialização diferente dos modelos que foram tentados e não deram certo. Uma industrialização regionalizada, com base nos arranjos produtivos locais já existentes, fortalecendo as vocações das regiões e dando um passo em direção ao futuro”, explicou.

Por Márcio Morais, da Agência PT de Notícias