Movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o País preparam desde 2013 a realização do Plebiscito Popular pela Reforma Política, marcado para a semana de 1º a 7 de setembro. Por todo esse período o Partido dos Trabalhadores tem estimulado os debates entre a militância – abrindo espaço, inclusive, para pessoas interessadas mas que não fossem filiadas ao PT.
Do ponto de vista institucional, o partido facilitou a interação entre as três esferas de governo para discutir a viabilidade deste tipo de mudança. E, além disso, o partido lutou para ampliar a participação dos movimentos sociais neste contexto.
“O PT tem um projeto de iniciativa popular que visa a convocação de um Constituinte Exclusiva para tratar unicamente da reforma do sistema eleitoral brasileiro”, diz a vice-presidente do partido, Gleide Andrade. Na prática, isso significaria o Congresso Nacional ter um grupo de parlamentares com mandato dedicado unicamente a trabalhar um documento para mudar algumas regras na maneira de ser fazer política no Brasil.
Para acompanhar melhor as ações da campanha nacional, as agendas estaduais e contatos, acesse o site: www.plebiscitoconstituinte.org.br.
Clique aqui para ver as orientações para os Diretórios estaduais e municipais e aqui para ajudar a divulgar nas redes sociais.
Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.