No próximo dia 18 de agosto, no Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, o economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, lança o seu novo livro: “O Mito da Grande Classe Média – Capitalismo e Estrutura Social”. Neste livro, Pochmann mergulha no universo da “medianização” das sociedades.
Após palestra do autor, haverá debate sobre o livro.
O conceito de nova classe média é destrinchado pelo presidente da FPA, que faz uma profunda análise ideológica sobre as políticas de distribuição de renda e a evolução dos trabalhadores assalariados no País.
Pochmann relata que existe uma despolitização da classe trabalhadora emergente, devido a urgência com que essa “medianização” é tratada. O livro também disserta sobre a acensão da classe média brasileira nos últimos anos. A publicação tem prefácio da professora Marilena Chauí.
Este é o segundo livro em que Pochmann fala sobre a classe média brasileira. O primeiro, “Nova Classe Média?” foi lançado em 2012. Na nova abordagem o autor contraria a ideia do surgimento de uma nova classe média no país. O livro do economista foi publicado pela Editora Boitempo.
Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias