A presidenta Dilma Rousseff ressaltou, nesta sexta-feira (14), que é preciso otimismo e esperança para vencer os desafios.
“Só se vence a dificuldade com coragem e determinação”, destacou, durante a entrega de 1.480 residências pelo programa Minha Casa Minha Vida em Juazeiro (BA).
“Sabemos que quando você começa a fazer uma coisa muita gente fala que não vai dar certo. Esse pessoal nunca vai conseguir realizar o que deve ser realizado. É óbvio que no início surgem uma dificuldade aqui e outra ali”, continuou.
“Podem ter certeza, o Brasil voltará a crescer e vai reduzir a inflação”, garantiu.
Dilma informou que, em duas semanas, serão entregues 59 quilômetros da obra de transposição do Rio São Francisco. Para a presidenta, é preciso recuperar as margens do rio. “Um dos fatores de agravamento da seca é a falta de Mata Ciliar na beira dos rios”, explicou.
Dilma ressaltou que, nos últimos quatro anos, a Região Nordeste viveu episódios de seca severos. No entanto, os programas assistenciais do governo diminuíram o impacto para a população.
“No passado, quando havia seca, havia coisas terríveis. As pessoas tinham problemas até para se alimentarem. Hoje não tem isso, porque tem o Bolsa Família, porque tem os programas sociais”, detalhou. “A gente convive com a seca. A obrigação do governo é criar condições para que, havendo a seca, as pessoas não sofram”.
Ela lembrou também que, em menos de seis anos, o governo federal entregou um milhão de cisternas para toda a região Nordeste. Além disso, de acordo com a presidenta, a transposição do Rio São Francisco vai contribuir para melhorar o abastecimento de água para os nordestinos.
“Nos últimos 13 anos, fizemos uma coisa que vai distinguir os governos do presidente Lula e o meu. Nós olhamos para a Bahia, para o Nordeste”, ressaltou.
A presidenta elogiou ainda a conclusão de 14 das 18 creches contratadas na cidade por convênio com o governo federal e ressaltou a importância do atendimento adequado para crianças de zero a cinco anos.
“O Estado tem de olhar para as crianças e garantir que uma que venha da classe popular tenha a mesma oportunidade que uma criança da família rica, porque a raiz da desigualdade começa bem cedo”, defendeu.
De acordo com Dilma, as creches têm como função estimular competências que acompanharão o estudante por toda a vida.
Residências – Além das 1.480 residências entregues nesta sexta, estão em construção mais 4,2 mil. Somadas às já entregues, serão 11 mil unidades habitacionais.
De acordo com a presidenta, um em cada cinco moradores da cidade foram beneficiados pelo Minha Casa Minha Vida.
Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias