Imagens falsas dos cadernos de questões e do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas pela redes sociais no último domingo (18). O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) garante que as fotos são falsas e, por isso, acionou a Polícia Federal (PF) para descobrir os responsáveis pela fraude.
Para alertar os candidatos que farão o exame no próximo sábado (24) e domingo (25), Inep divulgou, pelo Twitter, as imagens do suposto vazamento com a tarja “prova falsa”.
A segurança para aplicação das provas este ano foi intensificada. O batalhão do Exército fiscalizará 64.190 malotes de provas, equipados com cadeado eletrônico, o que possibilita o controle do horário de abertura dos exames.
No dia de exame, os candidatos terão que passar por detectores de metais nas entradas e nos banheiros. Além disso, para verificar o risco de fraudes, a PF fará o cruzamento de dados de candidatos para garantir a segurança da prova.
Conforme adiantou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em coletiva à imprensa na última sexta-feira (16), a segurança para a realização do Enem é fundamental. Ele reforçou que, caso seja constatada qualquer fraude, a prova será anulada.
“O edital é muito claro, qualquer fraude anula a prova a qualquer tempo. Então, mesmo que o candidato faça a prova, se identificarmos qualquer fraude, ela será anulada, além das medidas penais que a legislação prevê”, disse o ministro.
Estão inscritos no exame 7.746.118 estudantes. A aplicação das provas começará às 13h30, no sábado e no domingo. O acesso aos locais de prova será liberadp a partir das 12h e os portões serão fechados às 13h. Os candidatos farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma prova de redação.
Vantagens do ENEM – O exame funciona como porta de entrada para a educação superior. Com a nota obtida é possível se inscrever em programas de educação do governo federal, entre eles o o Programa Universidade para Todos (Prouni),o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico de Emprego (Pronatec), o Ciência sem Fronteiras, que oferece bolsas de financiamento para intercâmbio de estudantes de instituições de ensino superior que tenham participado do Enem.
Além disso, a nota permite aos estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais ou parciais com até 50% de desconto na mensalidade em instituições particulares de ensino superior.
Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias