Na noite da última terça-feira (4), diversas pessoas foram ao Terminal Rodoviário do Povo de Maricá (RJ) para defender os ônibus gratuitos que rodam pela cidade e protestar contra a decisão da Justiça de tirá-los de circulação.
Desde dezembro de 2014, circulam em Maricá os “vermelhinhos”, 13 ônibus públicos que transitam 24 horas gratuitamente. A iniciativa foi do prefeito Washington Quaquá (PT), que criou a Empresa Pública de Transportes (EPT).
Porém, na última semana, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj) entrou com uma ação na Justiça para que a Prefeitura seja proibida de circular com os vermelhinhos.
A alegação é que os ônibus promoveriam concorrência desleal, implicando em desequilíbrio econômico-financeiro das empresas prestadoras do serviço.
A decisão de proibir a circulação dos ônibus foi tomada pelo desembargador Pedro Raguenet, da 21ª Vara Cível do Rio de Janeiro.
Mesmo com a pressão da Justiça e das empresas particulares de transporte coletivo, a Prefeitura não parou de circular com os ônibus, que beneficiam os mais de 100 mil habitantes locais.
Um novo protesto está marcado para às 18h da próxima terça-feira (11).
Para o jovem Renan Mendonça, 22, estudante de Direito, os “Vermelhinhos” ajudam os estudantes a economizarem dinheiro para investirem em outras coisas.
“Hoje a juventude tem facilidade de ter acesso à educação, à cultura, ao lazer e entretenimento. Os jovens que moram distantes podem economizar. Foi um passo muito revolucionário fruto da nossa conquista”, disse.
Renan acrescentou que os moradores estão mobilizados contra a retirada dos ônibus gratuitos. “Vamos nos unir e defender nossos vermelhinhos. É importante não só para os maricaenses, mas para todo o Brasil”, finalizou Renan.
Como os ônibus continuaram circulando, a juíza Luciana Estiges Toledo, da 1ª Vara Cível de Maricá, estipulou multa diária de R$ 10 mil para a Prefeitura e R$ 10 mil para a EPT.
Da Redação da Agência PT, com informações da Secretaria Nacional de Juventude e do Maricá Info