No domingo (8), mais de cinquenta ativistas da cultura se reuniram na Tenda Vilões da Vila, na Vila Planalto para realizar ato de filiação coletiva em adesão à campanha “Por Lula Agora Sou PT.” A campanha do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal foi organizada pela companheira Cristina Roberto e apoiada pelas Secretarias de Organização, Comunicação e Mobilização da executiva regional, pelo Diretório Zonal do Plano Piloto e pela Secretaria de Cultura.
Cristina Roberto é produtora cultural, proprietária de um restaurante tradicional de Brasília e ex-militante do PSB. Segundo Cristina, a ação começou com alguns amigos ativistas da cultura que, sensibilizados com a perseguição contra Lula e o PT, entenderam que a filiação nesse momento é uma forma de protestar contra a narrativa golpista e contra o desmonte que estão executando no país. E o ápice da decisão veio no momento em que o teatro tramado por Moro ameaçou se concretizar.
“As pessoas estão se filiando ao PT como um ato de protesto, para dizer que a gente não quer o que eles estão fazendo com o Brasil. Não é uma filiação a qualquer partido, é ao que foi bombardeado, considerado o grande vilão da história e é o partido do Lula, o cara que mais fez por esse Brasil. A gente está encontrando adesão em todos os níveis e lugares, isso prova que a ousadia da direita foi um tiro no pé”, ressalta Cristina.
Cristina conta ainda que havia nesse grupo de amigos quem não queria tomar partido de fato e acabou se convencendo após a ocupação em São Bernardo do Campo para impedir que Lula atendesse o mandato de prisão. “Foi uma comoção muito grande, as pessoas ficaram muito tocadas com as pessoas se jogando no chão, dispostas a dar a vida para evitar a prisão do Lula. Isso tudo emocionou muito as pessoas e fez com que elas se filiassem ao PT”, reforça a produtora.
A presidenta do PT Plano Piloto, Valéria Moraes, foi ao evento para saudar e acolher os novos filiados e comentou a iniciativa: “Na luta contra o golpe é importante destacar os instrumentos que estão ao nosso alcance. Um deles, de fundamental relevância, é o próprio partido. A luta dos que buscam o retorno democrático só será possível se os indivíduos unirem forças em um projeto coletivo que potencializa a atuação individual, ou seja, a organização partidária. Por isso vim parabenizar os novos filiados e filiadas e conclamo todos os Núcleos e Comitês do Plano Piloto a realizarem atividades semelhantes.”
A campanha é permanente e contará com a adesão tanto de novos filiados quanto com os já militantes que estão convidando mais pessoas para se somarem à ação. As pessoas continuam procurando novas filiações, tanto diretamente na sede do PT no DF quanto através da Cristina e de outros militantes do partido que têm aderido à campanha Por Lula Agora Sou PT.
Para novas filiações acesse PT/Filiação ou vá até a sede do PT-DF (SCS Qd. 1 Edifício Central – 6º andar – 61 3225-5103)
Por Danielle Veloso PT- DF