17/04/2018 15:00
Ato Lula Livre: dois anos de resistência contra o golpe

Há dois anos, o dia 17 de abril entrava para a história. Sem nada que comprovasse crime de responsabilidade, a Câmara dos Deputados aprovou o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Iniciava ali um golpe contra a democracia e os trabalhadores. Mantendo a resistência contra todos os retrocessos do governo de Michel Temer, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo convocam o povo cearense para participar, nesta terça-feira (17/4), do ato Lula Livre: dois anos de resistência ao golpe. O evento será realizado na praça Murilo Borges (praça da Justiça Federal), no Centro de Fortaleza, a partir das 15h.

De acordo com Joyce Ramos, representante da Frente Brasil Popular no Ceará, o momento é de protestar pela perda direitos da classe trabalhadora nesse período pós-golpe. “Você lembra como era o Brasil dois anos atrás? Eu me lembro! Era um país onde sonhar era possível. O trabalhador adquiriu dignidade, andando de cabeça erguida através da melhoria das condições de vida. Agora tudo isso está diferente. Precisamos lutar para que mais direitos não sejam perdidos, como a prisão sem provas do ex-presidente Lula.”, afirma Joyce.

Massacre em Eldorado

Além do golpe e a defesa do ex-presidente Lula, segundo Doris Soares, representante da Frente Povo Sem Medo, o ato também fará menção ao dia 17 de abril de 1996. Neste dia, 21 trabalhadores rurais do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MST) foram executados em confronto com a Polícia Militar do Pará, em Eldorado dor Carajás. “22 anos do massacre e a impunidade dos criminosos continua. Não podemos nos calar e esquecer os crimes contra trabalhadores do campo. Temos que continuar lembrando e denunciando os ataques. Os crimes com provas contra os latifundiários não foram suficientes para prendê-los, mas uma condenação sem provas a um trabalhador acontece rapidamente. A justiça não pode ter lado, Lula Livre!”, disse Doris Soares.

Programação cultural

Após o ato político, as bandas Os Transacionais, Juruviara, Duas doses de Música e Os Tiragosto, se apresentarão para o público.