Estão abertas até 13 de novembro as inscrições para o curso de formação política Nossa América Nuestra, realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA). O curso terá início em 9 de dezembro e será realizado em doze encontros presenciais, nos quais os participantes estudarão e discutirão com especialistas os processos políticos progressistas na região, sua evolução, seus impasses, suas perspectivas e outros temas vinculados. Para participar, os interessados devem estar filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT).
O público-alvo do curso é composto por militantes do PT com atuação na área de relações internacionais. As inscrições são feitas pelo site da FPA. A Fundação se reserva o direito de selecionar os participantes caso não correspondam ao perfil indicado e os inscritos superem o número máximo de alunos por curso.
Com duração total de doze meses, Nossa América Nuestra integra um conjunto de iniciativas da Fundação Perseu Abramo desenvolvidas com o objetivo de analisar a história, os dilemas presentes e as possibilidades futuras da América Latina e Caribe.
De dezembro de 2016 a novembro de 2017, os alunos terão aulas presenciais uma vez por mês, durante um sábado (dia inteiro) e uma manhã de domingo. Além disso, deverão apresentar trabalhos e participar de fóruns de debate em plataforma de Educação a Distância de forma continuada. A primeira atividade é o seminário que a FPA irá realizar, junto com outras organizações, sobre o balanço e as perspectivas das disputas em curso na América Latina. A participação nesta atividade é obrigatória para continuar no curso.
As aulas presenciais serão compostas por três momentos: aula expositiva; seminário com os alunos, com base em texto lido previamente; redação e discussão coletiva de um texto sobre o tema estudado.
O curso terá docentes que integram o Grupo de Estudos e Pesquisas da Fundação Perseu Abramo, intitulado “As esquerdas e o chamado progressismo na América Latina e Caribe”, além de professores convidados. A bibliografia será composta por livros publicados pela série Nossa América Nuestra da FPA; por textos que subsidiarão o Seminário Nossa América Nuestra 1998-2016: balanço e perspectivas; e por livros e textos indicados pelos professores de cada disciplina. Também serão indicados filmes, documentários e páginas eletrônicas.
Cabe a cada participante cobrir os custos de transporte, alimentação e hospedagem que forem necessários para assistir às aulas. Ao final, a FPA emitirá certificado de participação a quem tenha preenchido 75% de participação.
Saiba mais na página do evento.