O evento está sendo patrocinado pela Liderança da Bancada do PT na Alesp, através do deputado José Zico Prado e da Fundação Perseu Abramo.
A ideia do livro Mobilidade Urbana no Brasil nasceu de um encontro do Setorial Nacional de Transportes do PT, em Fortaleza em 2014 e tem como ponto de partida oferecer elementos ao povo brasileiro para fomentar a construção de cidades sustentáveis.
A nossa concepção engloba a identificação, compreensão e valorização do espaço público que são as cidades; inclusive a contradição e interesses divergentes entre as classes sociais que as formam.
Nas cidades brasileiras, a especulação imobiliária desenfreada provoca a dicotomia centro-periferia, que expulsa a população das áreas centrais servidas com empregos e serviços públicos. É preciso uma reforma urbana.
Para dinamizar a mobilidade urbana temos de resgatar o sentido de cidade, com inclusão, participação social e busca da qualidade de vida; afinal as cidades são uma grande invenção da humanidade.
Esse livro é uma obra coletiva, aberta ao diálogo e à reflexão, fruto do trabalho e da experiência plural com contribuição de professores universitários, sindicalistas, médicos, cicloativistas, ped_ativistas, técnicos de transportes, movimento social, associações, entre outros, que contribuíram de forma voluntária e a quem seremos eternamente gratos.
O livro organizado por Evaristo Almeida, tem 35 artigos, conta com 46 articulistas com apresentação do prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad, abordando a mobilidade de forma bastante abrangente em 11 capítulos que tratam do direito à cidade, da questão da urbanização brasileira, moradia, do conceito de mobilidade que prioriza o pedestre, o ciclista e o transporte público coletivo, do marco regulatório; apresentação dos modos de transportes, mobilidade ativa (andar a pé, ciclovia e calçadas), tarifa, tarifa zero, bilhetagem eletrônica, efeito da poluição automotiva na saúde da população, sistema metroferroviário brasileiro (metrôs e ferrovias urbanas), a questão sindical, novas tecnologias (Aeromóvel e MagLev Cobra), gestão de trânsito, do transporte individual, do risco que correm os motociclistas, da importância dos trabalhadores nos modos de transportes, a logística urbana na distribuição de bens, a autoridade metropolitana de transportes, o Sistema Único de Transportes – SUT, o PAC Mobilidade Urbana e muito mais; uma obra abrangente feita de forma plural e democrática.