Em encontro com prefeitos e vereadores da Bahia, na manhã deste sábado (19) em Feira de Santana (BA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou da importância de investir na economia dos municípios, para o Brasil sair da crise.
A agenda faz parte da viagem do ex-presidente pelo Nordeste, no projeto Lula Pelo Brasil, que tem como objetivo conversar com a população e ver de perto a realidade brasileira, os avanços realizados nos governos do PT e os desmontes praticados pelo governo golpista nos últimos dois anos.
E o impacto dos retrocessos do governo de Michel Temer nos municípios foi o tom da conversa de Lula.
“Nenhum prefeito pode desanimar. Vocês precisam brigar mais e exigir que o governo federal dê aos prefeitos o que o povo exige. Se o Temer teve R$ 14 bilhões para se manter no poder, deveria ter R$ 14 bilhões para fazer investimentos sociais e as mudanças que este País precisa”, destacou.
Lula ainda destacou que o governo golpista está acabando com subsídios, com a justificativa de que é ruim pra economia. “Mas não se preocupa com o trabalhador que não consegue pagar o aluguel”.
Para ele, com a economia crescendo, o Produdo Interno Bruto (PIB) aumenta, o que melhora a arrecadação e a situação das cidades.
Por isso, na sua avaliação, o foco nas cidades melhora toda a vida do povo brasileiro.
“Não adianta achar que o País está bom se o município não paga professor, não paga 13°, não consegue nem pagar a merenda das crianças. O País nunca vai ser rico se os municípios forem pobres”.
O ex-presidente lembrou que no seu governo, o pobre era incluído no orçamento e foi uma época de alegria do povo brasileiro.
“Se você quiser resolver os problemas econômicos do Brasil não adianta ficar cortando orçamento. Tem que colocar o pobre no orçamento. Eu nunca vi o povo deste País tão feliz quanto no meu governo. O pobre viajava de avião, comprava as coisinhas dele, tirava férias”, ressaltou.
Assista aqui:
Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias