Partido dos Trabalhadores

Primeira vereadora negra eleita em Curitiba sofre ameaças de morte

A historiadora e professora Carol Dartora, eleita pelo PT em 15 de novembro, vem sendo ameaçada de morte por mensagens enviadas para o seu e-mail. Do Rio de Jsneiro, o responsável pelos ataques diz que vai comprar uma arma e ir até a capital paranaense para executar o crime

Site do PT

Carol Dartora, vereadora petista de Curitiba ameaçada de morte

A primeira mulher negra eleita vereadora em Curitiba/PR, a petista Carol Dartora, vem sendo ameaçada de morte através de mensagens por e-mail.

A própria Carol fez a denúncia através das redes sociais neste domingo (6). Segundo os ataques com palavras de intolerância chegaram desde o dia das eleições por meio de e-mails, sendo que a última mensagem chamou a atenção pelo conteúdo explícito de ameaça de morte contra ela.

Nela, o autor que se identificou como Ricardo Wagner Arouxa, que diz residir na cidade do Rio de Janeiro explica que após adquirir uma arma, vai comprar uma passagem para Curitiba e tirar a vida da professora. A mensagem ainda trazia detalhes da vida de Carol, como o endereço da sua residência.

“Depois de meter uma bala na sua cara e matar qualquer um que estiver junto com você, vou meter uma bala na minha cabeça.” Em seguida, o autor faz outra ameaça, diz para Carol Dartora não avisar à polícia ou andar com seguranças porque “nada no mundo vai impedir” que ele cometa o homicídio.

De acordo com a historiadora e vereadora eleita pelo PT, a s autoridades policiais já foram acionadas e investigam o caso.

Por meio de nota a assessoria de imprensa da Polícia Civil do Paraná (PCPR) afirmou que a vítima registrou boletim de ocorrência na manhã desta segunda-feira (07) e que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas.

Segundo ela, outras vereadoras também estão recebendo ameaças em todo o país. Em Joinville, Santa Catarina, a também vereadora negra eleita pelo PT, Ana Lúcia Martins, recebeu ataques nazistas e ameaças contra a sua integridade física após a sua vitória nas eleições municipais.

Carol Dartora tem reafirmado em entrevistas à imprensa paranaense que o seu mandato  Câmara Municipal de Curitiba será voltado para os interesses da comunidade, principalmente de mulheres e negros, com foco na quebra de preconceitos e as desigualdades sociais.

PT Paraná repudia ameaças a Carol

A direção do PT Paraná, através de notas divulgadas pelo Coletivo Estadual de Mulheres e pelo Setorial de Combate ao Racismo, repudiou com veemência as ameaças praticadas contra Carol Dartora e pediram providências das autoridades de segurança.

 “Estamos juntos e juntas com nossa irmã Ana Carolina Dartora. Não vamos TOLERAR e estamos do lado dela nessa Luta. Eleita em Curitiba como a terceira vereadora mais votada, e agora sendo vítima de ameaças inadmissíveis. Vamos colocar todo o aparato jurídico a disposição, para que os responsáveis sejam identificados e punidos. Nossa luta e grito para defender os nossos, e assim nos defender. Chega de racismo, chega de intolerância, e como ela mesma disse: Vão ser obrigados a conviver comigo!” , diz a nota do Setorial de Combate ao Racismo do PT paranaense.

Já o Coletivo Estadual de Mulheres lembrou que não se pode mais compactuar e negar o racismo, o machismo e o fascismo existentes no país:

“Diante da ameaça de morte, motivada por racismo, exigimos imediata investigação e que providências urgentes sejam tomadas pelo poder público. Basta! Não podemos mais compactuar e muito menos negar que vivemos em uma sociedade racista, machista e fascista, onde a intolerância impera. Quando um governante sem escrúpulos nega o racismo estrutural que sustenta nosso País e especificamente na cidade de Curitiba, se torna cúmplice desse crime hediondo que é o racismo”.

Da Redação