O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, o deputado licenciado Rogério Correia (PT), apresentou um plano de governo contendo 18 tópicos. A proposta foca em ações para uma “cidade socialmente ambiental, inclusiva e sustentável e com dinamismo nas polícias econômicas”. A proposta foi construída de forma colaborativa com a participação de 200 especialistas das diversas áreas.
Rogério prevê democratizar a gestão da cidade, incluindo a reestruturação e o fortalecimento das Administrações Regionais, o restabelecimento das instâncias de participação descontinuadas e do Orçamento Participativo, bem como o fortalecimento dos Conselhos Municipais.
Leia mais: Eleições 2024: Casa 13 traz novidades para atender candidaturas do PT
Vulnerabilidade social em xeque
Outro ponto do texto fala da instituição do programa “Territórios da Cidadania”, identificando territórios específicos da cidade com maiores índices de vulnerabilidade social e urbana onde serão desenvolvidos planos específicos de atuação articulada.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
O plano a ser implementado trará grandes mudanças para a capital mineira e traça estratégias entre em vários eixos, como o da mobilidade urbana, onde promete a revisão dos contratos de concessionárias de ônibus e integração com metrô. Também busca a revisão da política tarifária, implantação a “tarifa-zero” nos ônibus de forma gradativa, zerar emissões de carbono com eletrificação da frota em 4 anos e ampliar a rede de ciclovias e ciclofaixas, entre outros.
Na saúde, prevê, entre outras ações, a ampliação do acesso ao SUS, a redução das filas de cirurgias e especialidades clinicas, a criação do sistema de teleconsultas e a valorizar de todos os profissionais da saúde.
Conheça o time do Lula na Casa 13 clicando aqui.
Segurança e cidadania
Engloba um dos eixos do programa “território da cidadania”, reduzindo a violência em territórios vulneráveis, promovendo a segurança nas escolas e nas ruas, fortalecendo a formação continuada da guarda municipal.
Na educação, pretende universalizar o acesso a creches em tempo integral para crianças de 0 a 3 anos, ampliar o número de escolas de tempo integral, garantir equipamentos e recursos para atendimento nas escolas de pessoas com deficiência e ampliar o programa ‘pé-de-meia’ para alunos do ensino fundamental e EJA, para citar alguns.
Na agenda ambiental , ações como o Plano Municipal de Enfrentamento e Adaptação às Mudanças Climáticas, o Programa Reflorestar BH: 1 árvore por habitante e a remuneração de catadores, recicladores e cooperativas são alguns dos itens importantes do Plano de governo apresentado pelo candidato.
O documento publicado no site do TSE tem 35 páginas e pode ser acessado aqui.
Da Redação