Uma coincidência de identidade, de propósito, entre o candidato, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Presidente Lula é que orienta, dá diretriz ao plano de governo e às ações da campanha de Odacy Amorim na disputa pela Prefeitura de Petrolina (PE). O ex-prefeito, que tem histórico de dedicação ao município como vereador e secretário e, a Pernambuco, como deputado estadual, se distingue dos concorrentes na atual campanha eleitoral, por priorizar, como gestor público, o cuidado com as pessoas, especialmente as mais necessitadas.
No documento com 26 páginas, que lista as ações previstas pelo candidato para o período entre 2025 e 2028, Amorim deixa clara a sujeição das políticas públicas à solução dos problemas das pessoas. O objetivo é melhorar a vida de todos da sociedade, sobretudo os mais carentes quanto, principalmente, às necessidades básicas: saneamento, abastecimento d’água, saúde, educação, habitação, segurança, emprego. Também há foco no incentivo ao empreendedorismo, à agricultura familiar. E está aí o que une, na prática, o candidato, ao Partido, ao Lula.
“A promoção da igualdade é um pilar fundamental para uma sociedade justa e harmoniosa”, está escrito, no final da página 2 do plano de governo. “Em Petrolina, isso significa implementar políticas que combatam a desigualdade social e econômica, promovendo a inclusão e a equidade”, continua o documento, de 26 páginas. “Diante disso, é imprescindível que a administração municipal esteja atenta às necessidades da população mais vulnerável, oferecendo suporte e criando programas que proporcionem a inclusão social e econômica”, conclui o parágrafo.
Leia mais: Em Campo Grande, Camila faz caminhada no bairro Nova Lima ao lado do vice Zeca do PT
Nas peças de divulgação das propostas de Amorim, há conceitos que se repetem para reforçar o compromisso maior do candidato petista a prefeito de Petrolina “O alicerce da nossa campanha é o entendimento de que as pessoas vêm sempre em primeiro lugar”, explica o coordenador de Comunicação Social, Wagner Bezerra, que está à frente da equipe de divulgação. “A ideia de fazer um governo voltado para as pessoas implica orientar que todas as políticas e ações busquem, especialmente, beneficiar a população menos favorecida.”
Jingle
A preocupação com o semelhante, ou seja, o cuidado com o ser humano está presente, como tem que ser, na linguagem, no conteúdo das ações da campanha eleitoral, nas peças de divulgação do candidato. E inspira vídeos e áudios para o horário eleitoral gratuito, posts em redes sociais e, inclusive, o jingle. A música que distingue Amorim é um xote, ritmo típico do Nordeste, com sanfona e triângulo, e trecho da letra declamado como rap. “Pra quem acredita na gente, pra quem gosta muito de gente, pra quem é gente em primeiro lugar, agora a gente vai sonhar”, repete, melodicamente, o refrão da canção.
“Nossas peças de comunicação estão ancoradas na poesia, numa leitura carinhosa da sociedade, tratando das dores que conseguimos enxergar a partir do planejamento estratégico”, explica o coordenador de Comunicação Social da campanha petista em Petrolina, a terceira maior cidade de Pernambuco. O município conta com orçamento público em torno de R$ 1,8 bilhão, exporta frutas para várias partes do mundo, mas tem entre os seus 360 mil habitantes mais de 150 mil pessoas em situação de extrema pobreza.
“A cidade se orgulha de ser rica e tem motivo para isso, mas é uma riqueza que, ainda, não tem beneficiado, por exemplo, os pequenos agricultores”, explica Bezerra. “A gente fala de frente, com força, com coragem, com brilho nos olhos, com gosto de gás, como se diz por aqui, no Nordeste, e o Odacy é quem, efetivamente, representa uma alternativa, o cuidado com as pessoas, uma perspectiva radical de dar importância ao ser humano, transversalmente, em todas as áreas de governo”, argumenta Bezerra. “As pesquisas mostram que Odacir é alvo de carinho, de reconhecimento da sua trajetória.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação