Partido dos Trabalhadores

PT celebra 35 anos com mobilização pela reforma política

Partido faz hoje dia nacional para coleta de assinaturas pela reforma política. Legenda espera receber 1,5 milhões de adesões


O Partido dos Trabalhadores (PT) comemora, nesta terça-feira (10), 35 anos de luta. A data é marcada pela agremiação como Dia Nacional de Mobilização e Coleta de Assinaturas pela Reforma Política. A campanha idealizada pelo partido tem como intuito colher 1,5 milhões de assinaturas para que o projeto possa tramitar no Congresso Nacional.

O aniversário do partido foi oficialmente comemorado em ato público em Belo Horizonte (MG) na sexta-feira (6). A noite teve um discurso quase unânime: o partido se unir contra a campanha de ódio, rebater boatos e compartilhar informação.

O evento contou com a presença de integrantes do diretório nacional do PT, parlamentares, governadores, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidenta Dilma Rousseff, dirigentes de partidos aliados e do convidado especial, o presidente do Uruguai, José Mujica.

Na rede social Facebook, a Secretaria Nacional de Organização do PT criou um evento para divulgar a proposta, que já conta com mais de 5,6 mil adesões. Militantes e filiados do partido estão convidados a criar pontos para coleta de assinaturas em suas cidades. Os interessados em aderir à proposta também podem procurar os diretórios municipais do PT.

O projeto de reforma política defendido pelo PT tem como intuito fortalecer a democracia, fomentar a participação social e tornar mais transparente o Processo Eleitoral do país. A coleta de assinaturas será realizada até junho. Após esta fase, a iniciativa será encaminhada ao Congresso Nacional como Projeto de Iniciativa Popular pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva e soberana dedicada a realizar mudanças no sistema político brasileiro.

“Essa é uma tarefa de todos nós, militantes e filiados do Partido dos Trabalhadores”, destaca a vice-presidenta do partido e coordenadora da campanha, Gleide Andrade, em vídeo dedicado à mobilização.

“Assine com o PT. Para mudar, tem que assinar”, completa.

Da Redação da Agência PT de Notícias