No próximo dia 10 de fevereiro o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras completa 43 anos de vida. Uma vida forjada nas lutas do povo brasileiro por Democracia e por direitos.
Nestes 43 anos, o povo brasileiro sempre soube que, onde houvesse uma lutadora, um lutador social, nos campos, nas matas ou nas cidades, a nossa estrela estaria presente.
BAIXE AQUI MATERIAL DE DIVULGAÇÃO (marca e capas para redes)
Aprendemos com a diversidade da grande nação brasileira, a força da organização popular, da solidariedade e da verdade. Semeamos estrelas de norte a sul do nosso país, consolidando sonhos de justiça social e esperança de uma vida digna para todas e todos.
Assim, nossa estrela se multiplicou em diferentes movimentos, diferentes territórios, conquistando parlamentos e governos em cidades, estados e no Brasil.
Enfrentamos o Golpe contra a Presidenta Dilma Rousseff e a prisão política de nossa maior liderança – Luiz Inácio Lula da Silva. Suportamos a violência política com confiança na nossa Democracia e no nosso povo. A jornada que percorremos, coletivamente, tem marcas intensas.
Em 2022 nós derrotamos o fascismo, a extrema-direita, o poder econômico, o aparato de Estado e inúmeras Fake News. Elegemos Lula Presidente com a maior votação da história desse país.
Iniciamos 2023 derrotando um Golpe contra a Democracia Brasileira e nos consolidando como o principal instrumento para uma tão sonhada unidade nacional.
10 de fevereiro de 2023 não será uma data qualquer, assim queremos realizar uma comemoração especial. Vamos celebrar a vitória do povo brasileiro que hoje ocupa, mais uma vez, o Palácio do Planalto com Lula Presidente.
Para isso, estamos organizando uma programação muito especial, em Brasília, nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro e queremos contar com a sua participação.
Vamos todas e todos, juntos, pela reconstrução do Brasil e da Democracia!
Viva o PT!
Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores
Dias 12 e 13 de Fevereiro de 2023 – Centro de Convenções Ulysses – Brasília – DF
PROGRAMAÇÃO
Confira abaixo toda a programação do evento de 43 anos do PT
ATO POLÍTICO COM PRESENÇA DO PRESIDENTE LULA
13/02 – 19h
CONFERÊNCIAS/OFICINAS
12/02- MANHÃ
09h às 12h30 – Sala 4
CULTURA DEMOCRÁTICA PARA COMBATER O FACISMO E O PAPEL DOS COMITÊS POPULARES
“Contextualizar o processo de construção de uma cultura democrática no Brasil, o combate ao fascismo e as estratégias dos Comitês Populares de Luta.Debater e recolher aspectos e dimensões sobre qual o papel dos Comitês Populares na construção de uma cultura democrática e no combate ao fascismo no Brasil.”
Coordenação: Maria do Rosário – Secretária Nacional de Formação Política, Vivian Farias – Presidenta da Fundação Perseu Abramo e Sônia Braga – Secretária Nacional de Organização do PT
Realização: Escola Nacional do PT, Secretaria de Organização, Secretária de Formação, Juventude do PT e Fundação Perseu Abramo.
10h às 12h – Sala 3
PARTICIPAÇÃO SOCIAL E MILITÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DO GOVERNO
Convidados: SymmyLarrat – Secretária Nacional LGBTQIA+ do Governo Federal , Jackson Raymundo – Mestre e Doutor em Letras pela UFRGS e Professor colaborador PPG Literatuda da UNB, Rosilene Corrêa – Secretária de Finanças da CNTE e Vice presidenta do PT DF e Ruth Venceremos – Suplente de deputada federal, Assessora de Diversidade da Secretaria de Comunicação do Governo Federal e militante do MST
Mediação: Nilson Florentino – Diretor da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal e Secretário Nacional Adjunto da Juventude do PT
Realização: Secretarias Nacionais do PT
10h às 12h – Sala 1
TRILHA DE SABERES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA : O ONTEM , O HOJE E O AGORA PARA OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA DO PAÍS
Convidados :Gilberto de Carvalho-Secretário Nacional Economia Popular e Solidária, Anne Sena-Setorial de Economia Solidária da Bahia, Vera Machado- Setorial de Economia Solidária de São Paulo, Tatiane Valente- coordenadora Nacional do setorial de economia solidária, André Ricardo de Souza – Professor Dr. Universidade Federal de São Carlos/NAPP- Ecosol
Mediadora: Cirene Candido
Realização: Setorial Nacional de Economia Solidária
10h às 12h – Sala 2
COTAS RACIAIS: A CONTINUIDADE DA POPULARIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE
Convidados: Martvs das Chagas – Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Nilma Lino Gomes – Ex Ministra dos Direitos Humanos e Igualdade Racial. Professora da UFMG e a primeira reitora negra de uma Universidade Federal no Brasil, Raíssa Barbosa – Estudante, indígena e Diretora de Assistência Estudantil da UNE ,Benedita da Silva – Deputada Federal e primeira parlamentar negra do Brasil e Ronald Sorriso – Secretário Nacional da Juventude
Mediação: Dandara Tonantzin, Deputada Federal do PT-MG. (Cotista na graduação e na pós graduação)
Realização: Secretaria Geral e Juventude do PT
12/02- TARDE
14h às 16h –Sala 4
RODA DE CONVERSA SOBRE VIOLÊNCIAS
Realização: Secretaria Nacional de Mulheres do PT
14h às 16h – Sala 2
VIOLÊNCIA NO BRASIL: O DESAFIO DAS PERIFERIAS
Mesa de debate e Lançamento de Livro
“A mesa trata dos desafios da violência no Brasil, pensando nas periferias no Brasil, a partir do livro Violência no Brasil: desafios das periferias, org. Felipe Freitas, aborda temas inovadores do ponto de vista político e acadêmico.”
Convidados:
Felipe Freitas, Secereário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia e Organizador do Livro;
Dandara Tonantzin, Deputada Federal PT/MG;
Tamires Sampaio, Coord do PRONASCI no Min. da Justiça.
Mediação: Artur Henrique, Diretor da Fundação Perseu Abramo
Realização: Fundação Perseu Abramo.
15h às 16h – Sala 3
CENTRO DE ANÁLISE DA SOCIEDADE BRASILEIRA -PROPOSTA DE ANÁLISE DA EXTREMA DIREITA – Roda de conversa
A atividade de apresentação do CASBe – Centro De Análise da Sociedade Brasileira. Será uma discussão para fechar proposta com fins a potencializar/ampliar o trabalho de produção de diagnósticos da FPA – auxiliando o partido e o governo na tarefa de desbolsonarização da sociedade e das instituições; e na organização do campo democrático popular.
Mediação: Carlos Árabe e Jordana Dias Pereira
Realização: Fundação Perseu Abramo
16h às 18h – Sala 1
OS PRÓXIMOS DESAFIOS PARA DERROTAR O FASCISMO
Mesa de Debate
As eleições de 2022 marcam uma vitória histórica do PT, da esquerda brasileira e do campo democrático. Mas o enfrentamento aos setores antidemocráticos e fascistas no nosso país está colocado como uma das nossas maiores tarefas.
Por isso, as Secretarias Nacionais de Formação Política e Geral do PT convidaram a ex-presidenta Dilma Rousseff, o professor, José Luiz Fiori e a professora e ex-ministra, Nilma Lina Gomes para debater sobre os desafios para derrotar o fascismo.
Convidados:
Presidenta Dilma Rousseff;
José Luís Fiori, Professor titular de economia política internacional da UFRJ. Autor de “História, estratégia e desenvolvimento: para uma geopolítica do capitalismo” e de “O poder global e a nova geopolítica das nações”;
Nilma Lino Gomes, Ex-Ministra dos Direitos Humanos e Igualdade Racial. Professora da UFMG e foi a primeira reitora negra de uma universidade federal no Brasil.
Mediação: Maria do Rosário – Secretária Nacional de Formação Política, e Henrique Fontana, Secretário Geral
FEIRA BRASIL SOLIDÁRIO
12 e 13/02- DAS 11 ÀS 22 H
A Feira Brasil Solidário tem a presença de 60 empreendimentos de economia solidaria de diversos estados do Brasil. Participarão da apresentação de projetos de economia solidária, atividades culturais,artesanato regional e produtos da agricultura familiar roupas regionais, gastronomia regionais e roupas africanas.
ATIVIDADES CULTURAIS
12/02
Atrações Musicais
12h30 – Haila Ticiany
13h40 – Lyza Milhomem
14h25 – Duo Sertânico (Pilar Acosta e Alessandro)
15h10 – César de Paula
15h35 – Chico de Assis e João Santana
15h55 – Tiago Sá
16h40 – Duo Accordi (Eleni Fagundes e Chico Nogueira)
17h25 – Ludi Um
18h10 – Adriano Rocha e Geraldo Carvalho
18h40 – Pacotão
Sarau Poético
13h00 – Sóter
13h05 – Vinicius Borba
13h10 – Thelma Melo
13h15 – Ismar Lemes
13h20 – Jorge Anâncio
13h25 – Vitelli
13h30 – Maria Maia
TROCA DE LIVROS
12 e 13/02- Das 11h às 19h
Coordenação: Henrique Torres
OFICINA DE BORDADO
12 e 13/02- Das 10h às 11h
A Oficina de Bordado é uma iniciativa dos Coletivos Linhas da Resistência e Linhas do Rio
Compostos por diversas mulheres que manifestam-se, politicamente, através da arte do bordado livre .
Compartilhando nossas angústias, troca de saberes e afetos com muita conversa e alegria .
Bordando a inquietação e lutando contra qualquer forma de opressão e desigualdade.
Os coletivos defendem a democracia, meio ambiente e diversas formas de amor, saúde, educação, cultura e justiça social.
Realização: Coletivos Linhas da Resistência e Linhas do Rio
Da Redação