O Partido dos Trabalhadores e outros seis partidos lançam nesta quarta-feira (17), às 9h30, a candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) à Presidência da Câmara para o próximo biênio. O anúncio foi feito na terça-feira (16) pelo líder da Bancada do PT, deputado Vicentinho (SP).
“Numa reunião com a participação de sete partidos com representação na Casa e com a presença de quatro líderes destes partidos, ficou definida a apresentação da candidatura do companheiro Arlindo Chinaglia para a Presidência da Câmara”, afirmou o líder.
“Essa foi uma decisão democrática, construída através deste coletivo. E vamos fazer o lançamento do nome de Arlindo Chinaglia com a esperança da vitória, em que pese o respeito a outras candidaturas existentes e que possam surgir”, completou.
O líder petista não quis antecipar os nomes de todos os sete partidos que integram o grupo de apoio à candidatura de Chinaglia. Mas adiantou quatro siglas: PT, PROS, PCdoB e PDT.
Ele citou apenas os partidos que tiveram seus líderes presentes à reunião. Segundo Vicentinho, há determinadas legendas que ainda não têm definição de apoio e poderão apoiar o nome de Chinaglia.
Também há parlamentares que, individualmente, estão optando pela candidatura do deputado Chinaglia, que já presidiu a Câmara no biênio 2007/2008.
Bloco de partidos – Sobre a possibilidade de formação de bloco partidário, o líder do PT disse que a questão é natural e regimental e deverá ser discutida.
“É da natureza democrática, existem várias discussões sobre a constituição de bloco e provavelmente também vamos discutir esta questão, até porque isto terá influência na constituição da Mesa Diretora. Mas ainda não há nada definido”, frisou.
Por Gizele Benitz, do PT na Câmara