O bloco parlamentar Minas sem Censura (PT-PMDB-PRB) quer instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Assembleia Legislativa mineira, para apurar a denúncia de que o candidato tucano à presidência, Aécio Neves, teria usado dinheiro público para construir um aeroporto na cidade de Cláudio, onde sua família tem propriedade, conforme matéria veiculada pela Folha de S. Paulo no domingo (20).
Em nota, os parlamentares enumeraram as irregularidades: (1) Desapropriar terreno da família do então governador do estado; (2) investir dinheiro público em terreno imerso em disputa judicial; (3) deixar de enviar documentos à Anac, atrasando o processo de homologação para uso público, garantindo, pela omissão, o uso privado do aeroporto; (4) priorizar a construção de um equipamento numa cidade que não demonstra nenhum requisito técnico ou econômico.
Em nota, o bloco definiu o caso como um “escandaloso” ataque aos princípios da administração pública e informou que atuará até o pleno esclarecimento da denúncia veiculada pela imprensa.
“Os indícios de irregularidades na definição, planejamento e execução de uma obra como a do aeroporto de Cláudio são vários e todos afetam os princípios que regem a administração pública”, diz a nota divulgada pelo bloco. Esses princípios citados pelos parlamentares são: impessoalidade, legalidade, economicidade, publicidade e moralidade
Da Redação da Agência PT de Notícias