“Nós (PT) apoiamos a Constituinte porque acreditamos que a Reforma Política só virá com a participação da maioria da população e a reforma vai abrir um novo ciclo de mudanças no País” disse Bruno Elias, da Secretaria Nacional de Movimentos Populares. O petista acredita que para novas propostas democráticas no meio político é preciso dar voz às necessidades da própria sociedade.
A iniciativa tomou forma a partir de 2013 com ações dos movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o país, agora a participação da população tem ampliado com a inclusão de “entidades sindicais, entidades estudantis e diversas organizações da sociedade civil. Além disso, existem comitês estaduais nos 27 estados e estamos criando comitês municipais em locais comunitários” explicou a secretária Nacional de Mobilização, Maristella Matos.
A orientação interna do PT é de que “deputados e vereadores do PT devem estimular os debates e a criação de frentes parlamentares de apoio à Constituinte; e que os candidatos pautem na campanha eleitoral a importância da reforma política e da participação no plebiscito” informou Bruno Elias.
Na última reunião da Secretaria Operativa Nacional da Campanha, ficou definido que 13 de agosto seria Dia Nacional de Mobilização em favor do Plebiscito. “Por isso conclamamos toda nossa militância para participar ativamente, integrando os comitês existentes ou criar onde ainda não há. Participe! Entre os dias 1º e 7 de setembro vote SIM a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político brasileiro” convocou Maristella.
Para acompanhar melhor as ações da campanha nacional, as agendas estaduais e contatos, acesse o site: www.plebiscitoconstituinte.org.br
Clique aqui para ver as orientações para os Diretórios estaduais e municipais e aqui para ajudar a divulgar nas redes sociais.
Por Janary Damacena, da Agência PT de Notícias.