A bancada do PT na Câmara dos Deputados divulgou nota, na noite desta terça-feira (11), em que lamenta a divulgação de inquéritos sem que os citados tivessem conhecimento das acusações.
“É uma ação que criminaliza a política no País e um sistema que até recentemente permitia o financiamento empresarial de campanhas eleitorais”, diz a nota assinada pelo líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini (PT-SP).
Além disso, o texto reforça que delação premiada não é prova e que todos os petistas citados, tanto do PT no Senado quanto do PT na Câmara, provarão inocência no caso.
Leia a nota:
NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA DOS DEPUTADOS
A propósito da decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na corte, de determinar a abertura de inquéritos contra dezenas de autoridades, a Bancada do PT na Câmara afirma:
1) É lamentável que mais uma vez haja a divulgação de inquéritos em que sequer os citados tivessem conhecimento do que são acusados;
2) É uma ação que criminaliza a política no País e um sistema que até recentemente permitia o financiamento empresarial de campanhas eleitorais;
3) Delação não é prova, não servindo, portanto, para a condenação antecipada de qualquer pessoa citada nas investigações.
4) Todos os citados das Bancadas do PT na Câmara e no Senado irão provar sua inocência nesse processo.
Brasília, 11 de abril de 2017
Carlos Zarattini(PT-SP), líder do PT na Câmara dos Deputados”
Da Redação da Agência PT de Notícias