Partido dos Trabalhadores

PT Nacional transfere sede para Brasília e abre novo escritório político em SP

Gleisi disse que mudança ocorre em função do momento político que o PT vive. Segundo secretária Gleide, antiga sede ‘cumpriu seu papel’ e mudança representa novos investimentos

Divulgação

Presidenta Gleisi Hoffmann e secretária Nacional de Finanças, Gleide Andrade, na abertura do novo escritório político do PT Nacional em São Paulo

A partir de agora, a sede do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras foi transferida oficialmente de São Paulo para Brasília. Nesta quinta-feira (21), a presidenta Nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), e a secretária Nacional de Finanças e Planejamento, Gleide Andrade, inauguraram o novo escritório político do PT na capital paulista.

O PT Nacional saiu da sede tradicional na região da Praça da Sé, na rua Silveira Martins, para um escritório em todo o 9º andar do Edifício Baltimore, na Avenida Angélica, 525, no bairro Santa Cecília. Em Brasília, a sede do Nacional fica no endereço Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 2, Bloco C, nº 256 – Edifício Toufic.

A secretária Gleide, emocionada, fez um agradecimento e breve discurso. “Eu queria muito agradecer aos funcionários, a todos os dirigentes que estão aqui, deputados, vereadores, vereadoras, que vieram nos prestigiar, e dizer que o sonho dessa mudança de sede é muito importante. A gente na vida vai se aperfeiçoando”, afirmou ela.

Segundo Gleide, a antiga sede cumpriu um papel na “vida de muitos de nós aqui”. “Durante anos, o PT Nacional trabalhou lá e sempre será um lugar de lembrança muito positiva para todos, de muita resistência, de muito sofrimento, mas também de muitas alegrias. Muita coisa bonita se passou por lá, mas, como diz Eduardo Galeano, a gente sempre tem que dar um passo à frente”, falou.

Gleide contextualizou o processo de mudança de sede para Brasília. “Aqui agora é o escritório político do PT, numa lógica de otimização de recursos, de gastar cada vez menos para poder investir na política, na formação, na organização e na comunicação.”

Segundo ela, mesmo com a mudança, o coração do PT, que são as secretarias de Organização e de Finanças, continua em São Paulo. “Funciona aqui parte da Secretaria Internacional, o Financeiro todo, então, é um novo passo que nós estamos dando, um passo que vai custar bem menos para o PT, em um espaço bacana, mais aconchegante, mas que faz parte desse processo de amadurecimento ”, disse.

A secretária aproveitou a cerimônia para convidar dirigentes e parlamentares para visitar o escritório político da Nacional em São Paulo. “Devagarzinho, os estados vão vindo aqui, visitando, conhecendo e que aqui seja um local muito próspero para nós que queremos fazer muita coisa ainda por esse povo. Como sou muito católico, que Deus abençoe [esse escritório] para que a gente seja muito feliz aqui”, discursou.

Gleide fez um agradecimento “muito especial ao Edvaldo e à Solange, que são dois funcionários, dois anônimos, mas que se não fossem os dois, nada disso teria acontecido. Muito obrigada a todos e a todas. São dois discretos”.

Em seguida, a presidente Gleisi iniciou uma conversa, confirmando também o trabalho dos funcionários do partido envolvidos em todo o processo de mudança de sede. “Quero agradecer aos nossos funcionários, a vocês todos que estão aqui, a nossa direção nacional do PT por estar também presente aqui representando”, disse.

Assim como a secretária Gleide, a presidente Gleisi agradeceu a todos os funcionários do PT, com destaque para Edivaldo e Solange “por todo esforço que fez” para que o escritório político mudasse de endereço e estivesse para receber dirigentes, parlamentares e parte dos funcionários do Diretório Nacional que fica em São Paulo.

Gleisi disse que a mudança de local ocorre em função do novo momento político que o partido e o Brasil vivem, após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o seu terceiro mandato como presidente da República.

“Eu acho que, como a Gleide falou, de a sede ter cumprido uma função, aqui ser um escritório hoje e a razão que nós retomamos o governo, jamais pensamos deixar de ter um local em São Paulo, que é o berço do PT, onde o PT foi criado, o PT foi fundado, isso é muito importante como uma referência política nossa e, claro, se adaptar a esse novo momento em que estamos vivendo”, afirmou.

A presidenta afirmou o quanto Gleide Andrade tem sido importante para o PT. “Essa mulher aqui é muito firme, tem mãos de ferro e tem colocada as coisas em ordem, tem reajustada toda a nossa parte financeira, de organização. Acho que isso é muito importante para um partido. Nós fazemos política, claro, esse é o nosso objetivo, disputar mentes e corações, colocar o nosso projeto, dar sustentação a ele, mas também precisamos ter uma governança para que o PT seja um partido que possa ir adiante. Então, queria te agradecer e parabenizar”, afirmou.

O secretário Nacional de Comunicação, deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), falou sobre o que representa para o partido essa mudança. “Hoje é um dia bastante especial, estamos inaugurando um novo espaço do PT Nacional aqui na cidade de São Paulo, um local onde os dirigentes nacionais podem fazer reunião. Depois de muito tempo na rua Silveira Martins [na Praça da Sé], mudamos para a avenida Angélica. O espaço é mais enxuto, mais moderno. Uma grande parte foi para Brasília, o próprio presidente de Lula está lá, é presidente da República, então, é natural que deputados, dirigentes do movimento social e dirigentes partidários dos estados tendam a ir para Brasília, até porque aproveitam para fazer agendas com os ministros, com o governo federal.A vida política acontece muito lá.”

Jilmar Tatto afirmou que o processo de mudança preservou a identidade do partido no Estado de São Paulo. “Porque foi aqui que o PT nasceu, aqui foi a primeira sede Nacional do PT e esse espaço é um espaço de interação, de encontro para as pessoas virem para cá e poder fazer reunião”, conectado.

A apresentação do escritório contou com a participação de deputados federais como, além de Jilmar Tatto, Arlindo Chinaglia, e deputados estaduais como Beth Sahão, Maurici, Rômulo Andrade, Antonio Donato, o vereador Manoel Del Rio, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Paulo Okamotto, A presidente do Instituto Lula, Ivone Silva, entrou outros.

Da Redação