Pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) aponta que o Partido dos Trabalhadores poderá eleger de 70 a 95 deputados nestas eleições. O relatório, divulgado na quarta-feira (10) tem como base pesquisas eleitorais, análise das coligações e dos apoios políticos, avaliação da estrutura partidária e a atuação na sociedade.
Hoje, a bancada do partido na Câmara possui 88 deputados. Destes, 74 disputam a reeleição, 10 disputam outros cargos e três decidiram não disputar eleições em 2014.
Se confirmado nas urnas o prognostico do DIAP, o PT pode ter a prerrogativa para ocupar a presidência da Câmara e presidir as principais comissões da casa, a exemplo da Comissão de Constituição e Justiça.
Aliança – O levantamento também apontou que os partidos da coligação de Dilma podem ocupar 303, das 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. O PMDB, que ocupa a vice-presidência na chapa petista, pode eleger até 73 parlamentares. Tradicional aliado do PT, o PC do B pode ter até 20 deputados na nova legislatura que se inicia em Janeiro de 2015.
Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias