A carta enviada pelo ex-presidente Lula define com precisão o contexto pelo qual o Partido dos Trabalhadores realiza mais uma etapa – desta vez, a estadual – do seu 7º Congresso Nacional: “O Brasil nunca precisou tanto do PT forte e unido para resistir e avançar junto com o povo”. A militância prontamente atendeu ao chamado do seu maior líder e durante todo o sábado (19) iniciou a renovação dos diretórios em todas as unidades federativas do país.
Com participação efetiva de seus membros, a nova etapa tem repetido o sucesso das anteriores e, de quebra, feito valer o peso de uma história de quase 40 anos dedicados com afinco ao espírito democrático – trajetória que se reafirma como única entre todos os partidos do Brasil.
E mais: em meio a tantos ataques e sob a perseguição política implacável dos adversários, as eleições dos Diretórios Estaduais, das Comissões de Éticas, Conselhos Fiscais e das Presidências Estaduais são também um grito legítimo de resistência. Pois, com bem disse Lula, jamais poderão “apagar nossa história nem o legado de nossos governos que mudaram o país”.
A etapa estadual segue no próximo final de semana. Depois, o partido começa imediatamente os preparativos para o Congresso Nacional entre os dias 22, 23 e 24 de novembro. São Paulo será o palco do grande evento da legenda – mais de 800 delegados (400 homens e 400 mulheres) estarão presentes para reafirmar o PT como um dos maiores do mundo no campo progressista.
Confira alguns momentos da etapa Estadual pelo país:
Paraná
Bahia
Ceará
São Paulo
Goiás
Rio Grande do Sul
Roraima
Da Redação da Agência PT de Notícias