Sabemos que forças fascistas, racistas e antidemocráticas vêm atacando e hostilizando mandatos democraticamente eleitos no Brasil.
Quando o país busca a volta à normalidade com a reeleição do governo democrático e popular do presidente Lula, essas forças não cessam sua gana, ao contrário, continuam a perseguir as forças progressistas atacando parlamentares democraticamente eleitas/os por todo o país.
A mais nova vítima desse descalabro é a vereadora Edna Sampaio do PT, que teve seu mandato injustamente cassado pela câmara municipal de Cuiabá, a qual lhe atribuiu acusações infundadas, assim como tem feito a extrema direita com diversas lideranças negras em outros momentos e em outros locais.
A vereadora Edna Sampaio, mulher, negra, professora e doutora em Ciência Política, tem um histórico de lutas e trabalho pela população mais carente de sua cidade que é invejável. Essa sanha racista, fascista e misógina não conseguirá manchar a história de sucesso dessa mulher.
O Partido dos Trabalhadores, através de sua Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, rechaça a perseguição contra a vereadora e afirma que lutará para que ela restitua o mandato que lhe foi conferido pelo povo de Cuiabá, para continuar lutando em prol da igualdade e pela democracia.
Sabemos que a perseguição à companheira Edna Sampaio não tem como objetivo atingir apenas a ela, mas a todas lutadoras que buscam, assim como o governo do presidente Lula, melhorar a vida do povo brasileiro.
Secretaria Nacional de Combate ao Racismo/PT