Repúdio à tentativa de invasão da Venezuela
O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta seu total repúdio à recente tentativa de invasão do território venezuelano por forças contrárias ao governo do Presidente Nicolás Maduro.
Esta foi a segunda tentativa deste tipo desde janeiro de 2018, tendo ambas tido origem em forças oposicionistas estacionadas na vizinha Colômbia, e tendo sido igualmente desarticulada.
Exigimos a apuração dos fatos que levaram a estes acontecimentos, inclusive o esclarecimento da participação do oposicionista Juan Guaidó, que conta com o apoio dos EUA.
Saudamos a rápida resposta do governo, com a participação da população local, e reiteramos nosso apoio ao presidente, seu partido e ao povo venezuelano, vítimas de mais uma incursão terrorista e desestabilizadora, em um difícil momento de luta contra a uma pandemia.
Neste momento a COVID-19 impõe graves consequências econômicas e sociais a todos os países. O mundo precisa se unir, apoiar-se mutuamente contra esta ameaça e não se deixar levar por forças de caráter desestabilizador.
Comissão Executiva Nacional
Partido dos Trabalhadores