A Justiça derrubou hoje (21/06) mais uma das farsas armadas contra o PT, seus dirigentes e o presidente Lula. A decisão do juiz auxiliar da 10ª. Vara Federal do Distrito Federal, Frederico Viana, que absolveu Lula e o companheiro ex-ministro Gilberto Carvalho de uma acusação absurda do Ministério Público em 2017, é mais um passo no restabelecimento da verdade.
Tratava-se de mais uma tentativa de criminalizar políticas públicas e de governo, neste caso, a edição da Medida Provisória 471, aprovada por unanimidade no Congresso em 2009, que prorrogou incentivos fiscais relevantes para a geração de empregos na indústria automobilística no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
A ação penal era tão infundada que o próprio Ministério Público do Distrito Federal teve de pedir a absolvição dos acusados. Mas só o fez quatro anos depois de ter submetido Lula e Gilberto a uma exposição injusta, penosa e certamente motivada por objetivos políticos de procuradores partidarizados e irresponsáveis, que desonram a instituição do MP.
O PT saúda o presidente Lula, o companheiro Gilberto Carvalho e seus advogados por mais esta importante vitória judicial. O tempo da verdade e da justiça está sendo construído.
Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores