Em outubro de 2024, mais de 100 milhões de brasileiros vão às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito de sua cidade, bem como vereadoras e vereadores que atuarão nas casas legislativas dos municípios do País. A realização das eleições reforça o compromisso com a democracia.
O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras realizará nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília, a Conferência Eleitoral PT 2024 Marco Aurélio Garcia, em parceria com a Fundação Perseu Abramo. O evento desempenha um papel crucial na elaboração da estratégia eleitoral para as próximas eleições municipais. Diversos parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados estão se colocando como pré-candidatos a prefeituras, tornando o encontro ainda mais significativo.
Dez parlamentares federais do PT destacam-se como candidatos respaldados pelo presidente Lula. São eles: Adriana Accorsi (GO), Alencar Santana (SP), Denise Pessôa (RS), Dimas Gadelha (RJ), Maria do Rosário (RS), Natália Bonavides (RN), Rogério Correia (MG), Waldenor Pereira (BA), Washington Quaquá (RJ) e Zé Neto (BA).
Para a deputada Maria do Rosário, segunda secretaria da Mesa Diretora da Câmara, o PT tem a tarefa de defender a democracia e um futuro mais justo para todos. “Estamos comprometidos em combater qualquer forma de autoritarismo e trabalhar incansavelmente para fortalecer as instituições democráticas do nosso País. As nossas candidaturas em todo o Brasil representam a voz daqueles que buscam um futuro mais justo, igualitário e democrático para o Brasil. Estamos prontos para enfrentar os desafios e lutar por um País onde todos tenham oportunidades e direitos respeitados”.
“As prefeituras devem estar alinhadas com o governo federal no propósito de realizarem gestões que defendam o desenvolvimento sustentável com inclusão, igualdade e justiça social”, afirmou o deputado Waldenor Pereira.
PT nas eleições
Para Natália Bonavides, que disputará a prefeitura de Natal (RN), o PT tem fundamental importância nas eleições, por ser o partido preferido do povo brasileiro e o principal instrumento de luta e mobilização que a classe trabalhadora brasileira já construiu. “Em 2024 iremos disputar um projeto de transformação para as cidades brasileiras que esteja conectado com a ação do governo federal liderado pelo presidente Lula. Os últimos anos mostram o tamanho da nossa resiliência e a capacidade do PT de se manter de pé diante dos golpes que os inimigos tentam nos impor. Os desafios são muitos e sabemos que não será fácil construir grandes vitórias eleitorais e políticas, mas é a isso que estamos dedicando as nossas melhores energias”, afirmou.
Disputando a prefeitura de Belo Horizonte, o deputado Rogério Correia apontou que o PT terá a tarefa de trabalhar para que o governo do presidente Lula tenha maioria, ou ampla maioria, nestas eleições e saia vitorioso, até para isolar a oposição “bolsonarista de ultra-direita” no Brasil. “O PT tem, dentre outras, a tarefa central de ser o coordenador da vitória das forças que apoiam o governo do presidente Lula”.
Para o deputado Zé Neto o partido tem o dever de fortalecer o núcleo de construção do projeto que comanda o Brasil e a Bahia. “Com isso, dar mais força para que as políticas públicas que nós defendemos possam, de fato, ter mais apoio político nas suas construções e execuções”.
“O PT é imprescindível para a retomada do protagonismo da classe trabalhadora. Com representantes do nosso partido compondo os parlamentos e executivos municipais, fortaleceremos a luta dos trabalhadores e trabalhadoras desde a base”, destacou a deputada Denise Pessôa que é candidata a prefeita de Caxias do Sul.
Governo Lula
Com a vitória do presidente Lula, as eleições municipais do próximo ano ganham uma dimensão crucial para a restauração das políticas públicas e dos direitos sociais, que foram destruídas nos últimos quatro anos. Este momento representa uma oportunidade única para resgatar e fortalecer as iniciativas que visam o bem-estar da população.
A expectativa é que, sob a liderança de Lula, haja um redirecionamento efetivo para questões essenciais como educação, saúde, habitação e combate à desigualdade social. As eleições municipais tornam-se, assim, uma plataforma para a implementação de uma agenda alinhada ao governo federal.
A deputada Natália Bonavides destacou que as prefeituras aplicam diretamente a maior parte das políticas públicas do governo federal. Bolsa família, educação infantil, saúde básica, tudo isso são serviços fundamentais que a população acessa através dos equipamentos públicos municipais. “A consolidação dessas políticas passa pela disputa de projeto de sociedade que está em curso, onde de um lado a maior parte da direita trata o povo de forma clientelista e subalterna, e de outro a esquerda precisa disputar corações e mentes para uma cultura política de direitos e de projetos de transformação da atual ordem social”, avaliou.
“As políticas públicas do governo federal, que são todas debatidas e aperfeiçoadas pelo Congresso Nacional, ganham um impacto ainda maior quando os entes federativos – governos estaduais e, especialmente, prefeituras – atuam junto para viabilizar e capilarizar os programas e ações federais”, afirmou o deputado Alencar Santana que vai disputar a prefeitura de Guarulhos.
Para a deputada delegada Adriana Accorsi as eleições municipais fortalecem o partido e efetivam, nos municípios, as políticas públicas apresentadas por Lula. “A maioria das políticas públicas que o presidente Lula está realizando acontecem nos municípios: saúde básica, educação infantil, cuidados da primeira infância, saúde mental, questão de mobilidade, infraestrutura, e muitas outras. Então, termos prefeitos e prefeitas parceiros, que vão atuar em conjunto com o presidente Lula, trará um grande benefício para a população, e a verdadeira efetivação dessas políticas”. Adriana Accorsi discuta a prefeitura de Goiânia.
Políticas prioritárias
O deputado Washington Quaquá (PT-RJ) elencou políticas públicas que devem ser colocadas como uma meta nacional do PT como a Tarifa Zero e a Renda Básica de Cidadania, associada aos bancos comunitários e ao empreendedorismo popular. “Mobilidade e desenvolvimento econômico com inclusão social são exemplos de políticas que nós temos que expandir para as cidades. Temos que ter um conjunto de políticas nacionalmente unificadas na disputa das prefeituras que, por sua vez, devem estar articuladas com o projeto democrático transformador do governo Lula”.
O deputado federal Dimas Gadelha (RJ) é candidato à prefeitura de São Gonçalo (RJ), cidade com um milhão de habitante, segundo maior colégio eleitoral do estado. Ele já foi secretário de saúde de São Gonçalo e secretário de Políticas Sociais de Maricá.
Políticas públicas nos municípios
Maria do Rosário destaca a importância de promover uma educação inclusiva em Porto Alegre, ressaltando a necessidade de fortalecer o sistema de saúde com foco na prevenção. Além disso, ela defende políticas que promovam a inclusão social e proporcionem igualdade de oportunidades. A parlamentar também advoga pela implementação de uma segurança pública eficaz, socialmente consciente e fundamentada no respeito aos direitos básicos da população. Suas propostas visam criar uma cidade mais justa, acessível e segura para todos os cidadãos.
Waldenor Pereira enfatiza a centralidade da democracia, participação popular e controle social como pilares fundamentais para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Além disso, ressalta a necessidade de implementação de programas voltados para a redução da pobreza, com o objetivo de elevar significativamente a qualidade de vida da população local. Suas propostas evidenciam um comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a participação ativa dos cidadãos e a mitigação das desigualdades sejam prioridades.
Para Goiânia, Adriana Accorsi quer que as principais políticas públicas do Governo Federal sejam fortalecidas e implementadas no Estado. Como o Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, a ampliação do SAMU, o Programa Saúde da Família, cuidados na Primeira Infância, aumento de vagas nas creches, além de melhorias na infraestrutura.
Políticas essenciais
A deputada Denise Pessôa destaca como cruciais para o desenvolvimento de Caxias do Sul o fortalecimento do Orçamento Participativo, a implementação efetiva do Plano de Mobilidade Urbana e o reforço do Sistema Único de Saúde. Já o deputado Alencar Santana ressalta a necessidade imperativa em Guarulhos de implementar políticas que garantam tratamento adequado para uma cidade que se destaca como a segunda maior do estado de São Paulo.
Natalia Bonavides afirma que são tarefas de uma prefeitura comprometida com a classe trabalhadora: garantir licitação do transporte público; superar a realidade de caos na mobilidade urbana que hoje predomina em Natal, viabilizar creches para os filhos da classe trabalhadora; e garantir acesso ao direito à moradia digna.
Em Maricá, município do Rio de Janeiro, Washington Quaqua vislumbra a criação de uma rede social para organizar todos os serviços da prefeitura e promover uma interação mais efetiva entre o governo e a população. Para o deputado Zé Neto, Feira de Santana, na Bahia, precisa retomar a estratégia na produção de alimentos no campo, gerando emprego, renda e impulsionando o desenvolvimento comercial e industrial do município.
Por sua vez, o deputado Rogério Correia ressalta a importância de aprimorar a mobilidade urbana em Belo Horizonte, garantir mais vagas em creches em tempo integral para as crianças do município e ampliar as equipes de Saúde da Família.
Do PT na Câmara