A Receita Federal do Brasil informou, na segunda-feira (4), ter obtido os dados e identificado 7.243 correntistas brasileiros no banco HSBC de Genebra, na Suíça. De acordo com o órgão, representantes da Secretaria da Receita estiveram, no dia 31 de março, na sede da Direction Générale des Finances Publiques – DGFiP (administração tributária francesa), em Paris, para receber as informações sobre os brasileiros titulares de conta corrente no banco suíço.
Com base em acordo entre os países, o Brasil conseguiu 8,7 mil arquivos eletrônicos com perfis de clientes brasileiros no HSBC.
Ainda segundo a Receita, com base nos dados, a apuração agora deverá identificar os contribuintes com interesse fiscal entre 2011 e 2014, para “posterior programação e fiscalização”.
Além disso, o órgão informou que dará continuidade às pesquisas dos nomes de 1,1 mil pessoas físicas e jurídicas ainda não identificadas. Também será feita a apuração de contribuintes já falecidos e os eventuais herdeiros.
A Receita ainda disse pretender realizar um intercâmbio de informações com o Banco Central e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para identificar, caso existam, possíveis indícios de práticas de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.
Ainda serão aprofundadas as investigações para os casos mais graves, “identificados a partir da priorização anteriormente estabelecida e do intercâmbio de informações com o Banco Central e do COAF, com o acionamento do Polícia Federal e o Ministério Público Federal”.
Da Redação da Agência PT de Notícias