Preços baixos em um mercado de compradores retraídos podem tornar atraente a ida ao supermercado e o retorno às compras.
É com base nesse pressuposto que o diretor corporativo da Distribuidora Internacional de Alimentación S/A (DIA) em Madri, Armando Sánchez, anunciou à Bloomberg brasileira, nesta sexta-feira (25), a perspectiva de aumentar as vendas da rede no Brasil em 10% ainda neste ano (2015).
“Esperamos um crescimento de dois dígitos na moeda local em 2015, um desafio significativo para qualquer distribuidor no atual contexto do país”, afirmou Sánchez, por e-mail, ao descrever os clientes como “mais atraídos pelo preço do que nunca”.
Em cinco anos de crise econômica na Espanha, encerrada em 2013, o grupo DIA conseguiu aumentar sua participação no mercado local. A estratégia de crescer dois dígitos no Brasil é atrair o cliente pelo preço. Ou seja, um plano de promoções e descontos está em curso.
Mais de um terço das receitas do grupo tem origem nos mercados emergentes. Apesar do quadro econômico, a empresa não hesitou em manter o cronograma de expansão no país e mantém o cronograma de abrir 132 lojas em 2015, mesmo nível do ano passado (2014).
Resultado: as receitas líquidas subiram 8,1% no primeiro semestre do ano, para US$ 847 milhões (759 milhões de euros).
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias