A prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão (PT) – primeira mulher a ocupar a Prefeitura da cidade mineira – tem intensificado sua campanha pela reeleição. “Todas as vozes das ruas de Juiz de Fora merecem ser ouvidas e devem estar no centro do debate,” afirma Margarida Salomão, que lidera as pesquisas de intenções de voto.
Na segunda-feira (2), Margarida Salomão dialogou com as comunidades dos bairros de Alto Grajaú, Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração, São Pedro e Vale dos Peões. A candidata também esteve presente no lançamento da candidatura de Letícia Delgado (PT), que concorre à vereadora. Juntamente com o pastor Chapa Quente, Margarida Salomão participou de encontros e dialogou com a comunidade dos bairros de Lourdes e São Benedito.
Também no início dessa semana, Margarida Salomão esteve presente no lançamento do candidato a vereador, Tiago Boneco (PSD); inauguração do comitê da candidata à vereadora, Maurimar Vanconcelos (PT); visita ao Parque das Águas – onde será construído o Centro Comunitária pela Vida (Convive); encontro com bancários e de encontro com lideranças jovens de Juiz de Fora. “A juventude move a cultura e nós queremos continuar movendo com ela”, afirmou Margarida Salomão durante o encontro.
Leia mais: Elias Gomes comanda a Caravana da Mudança em Jaboatão dos Guararapes
Na sexta-feira (30), no bairro Linhares, a candidata afirmou que todos as pessoas têm o direito a igualdade, e o direito de lutar pela felicidade. “Essa é uma das mais lutas mais bonitas que alguém pode travar. Em Juiz de Fora, fizemos muito para garantir esses e outros direitos das pessoas. E vamos fazer ainda mais! É ninguém vai ficar de fora. Juiz de Fora é uma cidade para as pessoas serem felizes,” afirmou.
Em relação à chapa formada com o candidato a vice-prefeito, Marcelo Detoni (PSB), Margarida Salomão afirmou que Detoni não a apoiou para prefeita, mas a apoiou como prefeita: “e nós construímos essa aliança forte,” destacou.
A prefeita de Juiz de Fora lembrou que isso é democracia. “Quando as pessoas divergem, não quer dizer que elas tenham que se tornar inimigas, pois, democraticamente, elas têm o direito de pensar diferente, mas, passada a eleição, vocês sabem quem é a prioridade? É o bem de todos. As pessoas precisam de alguém que olhe por elas. E nós fizemos isso. Nós trabalhamos mais para quem precisa mais,” frisou.
Nas ruas de Juiz de Fora, dialogando, caminhando com a comunidade e ouvindo suas principais demandas. “Seguimos mantendo contato com a comunidade, compromisso e escuta para podermos garantir que nosso governo seja ainda mais para todos e todas. Vamos florescer por todos os lugares de Juiz de Fora,” ressaltou.
Margarida cumpre 95% do programa de governo do primeiro mandato
Sobre o seu primeiro mandato como prefeita, Margarida Salomão relatou que foi um grande desafio iniciar sua gestão em meio à pandemia e aos demais problemas que Juiz de Fora apresentava. “Parecia que havia passado uma tempestade aqui, a cidade estava toda esburacada, com mato mais alto que eu, suja, escura – não tinha lâmpadas nas ruas. Nós tivemos que limpar, iluminar, arrumar, e fazer com que a cidade ficasse do jeito que a gente merece,” esclareceu.
Ao concluir seu primeiro mandato como prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão cumpriu aproximadamente 95% das metas estabelecidas no Plano de Governo eleito pela população em 2020. Entre as principais realizações da gestão, a fila das creches zerada é um dos destaques, impactando positivamente não apenas a educação e a segurança alimentar infantil, mas também proporcionando maior autonomia às mães e chefes de família. O horário estendido de atendimento das UBSs também foi um destaque do mandato, democratizando e ampliando o acesso à saúde, sobretudo para a população de trabalhadores.
Leia mais: Centrais sindicais e MPT lançam canal de denúncias contra assédio eleitoral
Outros pontos de destaque da primeira gestão de Margarida, e que são legados históricos para a cidade, é a finalização das obras do Museu Mariano Procópio, do Ginásio Municipal e da Via São Pedro.
A digitalização dos processos administrativos, também realizada pelo mandato, resultou em praticidade para o povo, agilidade nos serviços e economia aos cofres públicos. Outras medidas que transformaram a vida de muitos juiz-foranos foram a ampliação do orçamento da Assistência Social em 30%; o Programa de Auxílio Moradia que beneficiou 736 famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, oferecendo suporte financeiro para o pagamento de aluguel e a criação do Fundo Municipal de Apoio à Economia Solidária, que formalizou centenas de empreendedores locais na formalização de seus negócios.
Margarida também reativou o Carnaval de Juiz de Fora, que além de ser uma importante festividade para a cidade, tem um impacto econômico significativo para o município. Ainda neste mandato, a prefeita inaugurou novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), ampliando o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade.
A gestão também ousou e inovou ao implementar o programa “Domingão de Busão”, que oferece transporte público gratuito aos domingos, promovendo a mobilidade urbana e facilitando o acesso ao lazer para todos os moradores.
Um dos marcos da sua gestão foi a realização do Concurso do Magistério, que resultou na contratação de mais de 300 novos professores e profissionais da educação, uma demanda histórica do setor.
Outras ações de destaque referem-se às políticas públicas para mulheres: implantação da Casa da Mulher que trouxe serviços integrados de apoio e proteção para mulheres em situação de violência; fila das creches zerada, entre outras iniciativas importantes.
“Nestes quatro anos, começamos a escrever um livro, um livro bom de ler, porque ele traz mudanças significativas na vida das pessoas. E eu preciso de mais quatro anos, com o mesmo empenho, até que cada uma das nossas metas seja alcançada. O que prometemos, estamos cumprindo. E isso é o que realmente importa para a política e para o futuro de Juiz de Fora,” finaliza Margarida Salomão.
Confira as candidaturas do Time do Lula clicando aqui.
Da Redação