Rejane Dias, a deputada federal mais bem votada do Piauí

Defensora dos direitos das pessoas com deficiência e da educação de qualidade, Rejane Dias foi a deputada mais votada do Piauí pela segunda vez

Will Shutter/Câmara dos Deputados

Rejane Dias

Reeleita com 138.800 votos, Rejane Dias foi, pela segunda vez, a deputada mais votada do Piauí. Dentro do parlamento irá continuar sua luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e pela educação de qualidade.

A deputada conquistou através de seu trabalho no estado do Piauí, o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

“Levo comigo uma bandeira em especial que significa muito para mim: a luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Sei bem o que as mães sentem. Sou mãe da Danniely, uma filha com deficiência e desde cedo aprendi a ver o mundo de uma outra forma”, declarou.

De 2003 a 2010 foi Secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) e implantou a Rede Estadual de Reabilitação, com 37 clínicas especializadas. Inaugurou também o Centro Integrado de Educação Especial (CIES) e o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) que atingiu a marca de 1 milhão de atendimentos.

Quando era Secretária de Assistência Social (SASC), implantou projetos que incentivaram a reinserção de jovens infratores e fortaleceu o Conselho do Idoso. Foi também responsável pela criação da Delegacia do Idoso no Piauí.

Defensora também das pautas de interesse das mulheres, estabeleceu o Projeto Economia Solidária como um incentivo ao empreendedorismo feminino.

Foi a criadora do Pré-Enem e do passe livre para os estudantes das Escolas Públicas Estaduais realizarem as provas, o que beneficiou mais de 10 mil alunos e colocou o estado do Piauí como recordista nacional de participação no Enem em 2016 e 2017.

Rejane diminuiu o índice de evasão escolar ao garantir a permanência dos alunos na escola através dos projetos “Jovem de Futuro”, “Poupança Jovem”, “Mais Matemática” e “Mobieduca.me”. Este último funciona como uma agenda eletrônica que pode ser acessada pelos professores, pais e estudantes para trocas de informações sobre atividades, frequência escolar, notas e reuniões.

Em 2008, foi a vencedora do Prêmio Nacional de Direitos Humanos, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e em 2017 ganhou o Prêmio de Educação e Direitos Humanos pelo “Projeto Lei Maria da Penha nas Escolas: Desconstruindo a Violência, Construindo Diálogos”, do Ministério da Educação e Ministério dos Direitos Humanos.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast