O grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação, informou o Itamaraty neste manhã de domingo, 12, em suas redes sociais
Segundo o Itamaraty, o grupo iniciou (ainda nesta manhã) o deslocamento para o Cairo, onde já chegou (veja abaixo) em veículos providenciados pela embaixada do Brasil no Egito. Os 32 concluíram satisfatoriamente os trâmites migratórios para entrada no Egito, segundo as autoridades brasileiras.
O presidente Lula, também em suas redes sociais, agradeceu o Itamaraty e a FAB “pela dedicação e competência exemplares na Operação Voltando em Paz”, que buscou e acolheu os brasileiros que vivem na região do conflito e desejavam retornar ao Brasil. O presidente deve receber os repatriados.
“Estamos muito aliviados com o retorno dos brasileiros que estavam em Gaza. Foram dias intensos de trabalho e articulação com os países envolvidos nessa repatriação”, afirmou o Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do governo Lula, Paulo Pimenta em sua conta no X.
Segundo Pimenta, “agora falta pouco”, comemorando o retorno dos brasileiros aos seus lares, previsto para amanhã, segundo o embaixador do Brasil no Egito. “Em breve eles estarão em casa. Ver o sorriso no rosto dessas pessoas vencendo a apreensão de estarem em uma região de conflito nos alegra muito. Voltem logo!”
Da Redação
- Fotos: hasan.rabee, Ricardo Sutckert e Reprodução