Uma injeção de quase R$ 2,4 bilhões nas contas bancárias de 1,5 milhão de contribuintes deve estimular o consumo ou permitir o acerto de dívidas de seus titulares neste início de inverno. O primeiro lote de restituição do imposto pago a mais na última declaração de renda de pessoas físicas, relativa ao ano-base 2014, cai no sistema bancário nesta segunda-feira (15).
Esse dinheiro será restituído ao contribuinte pela Receita Federal e representa 24,21% a mais que os R$ 1,9 bilhão do primeiro lote de restituição do imposto de renda do ano passado.
Todos os beneficiários do primeiro lote são idosos, cerca de 1,4 milhão, ou pessoas com algum tipo de deficiência, os outros 99,8 mil, que têm prioridade no recebimento.
Também estão incluídos nessa primeira restituição contribuintes de lotes residuais relativos aos anos de 2008 a 2014, que caíram na malha fina quando fizeram a declaração.
Outros seis lotes de restituição estão previstos pela Receita Federal para serem liberados até dezembro, à razão de um lote por mês. Esse dinheiro representa um alívio os contribuintes quanto para o mercado varejista, especialmente nesse momento de retração nas vendas, queda dos níveis de emprego e dinheiro caro pela incidência de juros elevados.
As datas de liberação dos próximos lotes pela Receita, conforme tabela publicada pela instituição em seu portal eletrônico, são 17 de julho, 17 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.
Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias