Com o objetivo de reestruturar a juventude brasileira e promover seu bem viver, Ronald Sorriso assume a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do governo federal. Vinculado à Secretaria-Geral da Presidência, com o ministro Márcio Macêdo, Sorriso ressalta que juntos vão buscar estratégias para direcionar a política da juventude para o “rumo certo”.
Entre as propostas do secretário está o resgate do Plano Juventude Viva, que tem como missão reduzir e prevenir a violência contra a juventude brasileira, especialmente a juventude negra.
Sorriso, que também foi secretário Nacional da Juventude do PT e vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), ressalta que nos governos de Temer e Bolsonaro a política vocacionada para o bem viver da juventude foi destruída e que será necessário recuperar as políticas públicas destruídas após o golpe contra Dilma Rousseff, em 2016.
O novo secretário também destaca a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Ele afirma ainda que pretende aproveitar currículos de beneficiários das cotas e do ProUni que estão desempregados, além de promover políticas de esporte, lazer e cultura.
“Vamos resgatar o Juventude Viva e promover intercâmbios das diferentes juventudes por meio de projeto consistentes com empregabilidade e qualificação, e avançar”.
Ouça, na íntegra, o secretário Nacional da Juventude:
Da Redação