Em meio aos retrocessos de Jair Bolsonaro (PSL) na pauta ambiental, o Partido dos Trabalhadores tem se mostrado altivo na defesa dos ecossistemas brasileiros. Um exemplo disso é a indicação da deputada federal Rosa Neide (PT-MT) a categoria Clima e Sustentabilidade no prêmio Congresso em Foco 2019.
Ela foi a única parlamentar do Mato Grosso indicada à categoria que, segundo realizadores do prêmio, contempla “os parlamentares comprometidos com a defesa do meio ambiente”. Participam da disputa 30 senadores e 178 deputados.
A seleção considera dados do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e da empresa Pulso Público. São levados em conta os posicionamentos de cada político na atual legislatura e o histórico de atuação na causa ambiental.
Sobre a indicação, Rosa Neide comentou: “Eu participo de um grupo que discute a região Amazônica e também por ser a única deputada federal mulher e de esquerda, faço críticas ao que o governo tem feito na Amazônia e aos povos originários”.
Além dela, outros 44 deputados ou senadores do PT foram indicados ao prêmio. Com isso, o partido é o que tem o maior número parlamentares entre os indicados ao prêmio na categoria Clima e Sustentabilidade.
Os vencedores vão ser escolhidos com base em três filtros: votação popular, juri especializado e avaliação de repórteres que cobrem o Congresso Nacional. É possível votar online entre 1º e 31 de agosto. O resultado será anunciado em cerimônia marcada para o dia 19 de setembro, em Brasília.
Da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações de Congresso em Foco e Gazeta Digital