Partido dos Trabalhadores

Rosário denuncia descaso e falta de compromisso de Melo com vítimas da enchente

“Até quando as pessoas que já foram vítimas de uma das maiores tragédias ambientais da história da capital gaúcha continuarão sendo vítimas do abandono da prefeitura?” questionam Rosário e Tamyres ao atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo

Divulgação

Maria do Rosário segue concentrando sua campanha nas necessidades urgentes da população das áreas mais atingidas pelas enchentes

“Quatro meses após as enchentes, Porto Alegre ainda sofre com os resíduos que não foram recolhidos pela prefeitura. Sebastião Melo, até quando as pessoas que já foram vítimas das enchentes, continuarão convivendo com uma das marcas mais tristes da história de Porto Alegre?” questionou Tamyres Filgueira, candidata a vice-prefeita de Porto Alegre pelo PSOL, na chapa com Maria do Rosário (PT).

O acúmulo de resíduos é um problema que afeta o Porto Seco e se repete na Voluntários da Pátria, no bairro Sarandi e em outras regiões de Porto Alegre. Em dias secos, essa situação se agrava com o risco de incêndios, liberando fumaça tóxica, além de provocar mau cheiro e infestações de ratos e insetos. A falta de resposta efetiva da prefeitura reflete a falta de gestão, sem um plano de prevenção e de respostas para contornar momentos de crise.

Maria do Rosário e Tamyres Filgueira denunciam o descaso e falta de compromisso de Sebastião Melo com os moradores das regiões mais afetadas pelos alagamentos em maio desse ano. “É crucial que o prefeito Sebastião Melo (MDB) tome providências rápidas para garantir a limpeza e o apoio necessários, pois os moradores afetados não merecem continuar enfrentando as consequências desse abandono,” afirma Maria do Rosário.

Leia maisGleisi exalta fortalecimento do PT nas eleições municipais

Há duas semanas do segundo turno, Maria do Rosário segue concentrando sua campanha nas necessidades urgentes da população das áreas mais atingidas pelas enchentes. Neste final de semana, Maria do Rosário e Tamyres realizaram um mutirão nos bairros Sarandi – um dos mais afetados pela tragédia – Morro da Cruz e Rubem Berta, dialogando com a população afetada.

No domingo (13), elas organizaram um ato no Parque da Redenção, no centro de Porto Alegre, acompanhadas pela deputada federal Reginete Bispo (PT), militância e amigos. Durante o evento, conversaram com as pessoas sobre fé, esperança e prosperidade para todas as famílias de Porto Alegre.

Também no domingo, elas estiveram no bairro Cidade Baixa, conhecido pelos bares, restaurantes e sua efervescente vida noturna. Apesar de estar distante do lago do Guaíba, o bairro também foi afetado pelas consequências da enchente. No entanto, com muita coragem e força, e mesmo sem apoio da prefeitura, as famílias da região se reergueram. Contudo, observou Maria do Rosário aos moradores e comerciantes do bairro, a Cidade Baixa e outras regiões precisam de investimentos, manutenção e um toque de atenção e amor. “A Cidade Baixa é o nosso bairro boêmio, e com a energia da juventude, pode oferecer muito mais, e nós vamos transformar a Cidade Baixa novamente, tornando-a um espaço vibrante e acolhedor,” ressaltou.

Criação do Conselho da Reconstrução de Porto Alegre

Maria do Rosário é a candidata que apresenta o plano de governo mais sólido para lidar com questões climáticas e de infraestrutura contra enchentes, em contraste com seu oponente, conhecido por seu discurso de negacionismo climático. O programa de governo de Rosário inclui a criação do Conselho da Reconstrução de Porto Alegre, que será composto por especialistas, universidades, conselhos profissionais e técnicos, representantes de setores econômicos, comunidades e, especialmente, representantes dos moradores afetados pelas enchentes.

Leia mais: Vencedor em 248 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição

A deputada federal propõe também a implementação de um Plano de Proteção contra enchentes e alagamentos, que visa fortalecer o sistema de proteção da cidade. O projeto inclui a manutenção permanente de todo o sistema contra cheias, a instalação de geradores próprios nas casas de bombas e a criação de sistemas de monitoramento e alerta para eventos extremos.

Transporte e educação

Enquanto Sebastião Melo afirma que tem investido em educação de qualidade, Maria do Rosário recebe depoimentos de mães que enfrentam a falta de vagas nas creches em toda a cidade. O plano de governo de Maria do Rosário inclui um mutirão para zerar a fila das creches e aumentar as vagas nas escolas de turno integral.

Além disso, Maria do Rosário critica a privatização do transporte público na gestão de Melo. “Perdemos muita qualidade no transporte coletivo. A privatização foi um grande golpe,” afirmou. Ela propõe mais ônibus e mais linhas para proporcionar mais conforto e pontualidade aos usuários, além de criar o Passe Livre Estudantil.

Saúde

Outra crítica que a candidata faz a atual gestão, trata-se da dificuldade no acesso a atendimentos essenciais de saúde, cujas filas aumentaram significativamente nos últimos anos. O plano de governo de Maria do Rosário propõe a implementação de quatro novas policlínicas para exames de especialidades, além de ampliar o número de equipes de saúde da família para 444.

Da Redação