Tudo de mal que se fez e vem sendo feito contra o ex-presidente Lula, pela corja que tenta interditá-lo politicamente, parece não surtir efeito. Por mais que o acusem, que envolvam seus familiares, que ataquem seu governo e o PT – nada o retira da condição de melhor presidente da República que o Brasil já teve.
E, para maior irritação de seus detratores, Lula continua a liderar as pesquisas de intenção de voto em todos os cenários e contra qualquer candidato que venha a se apresentar nas eleições de 2018.
Em duas recentes pesquisas, uma da Vox Populi-CUT e outra da CNT, Lula lidera na espontânea (28% contra 6% de Aécio, na primeira, e 11,4% contra 3,3% de Bolsonaro, na da CNT). Ele ocupa a ponta também quando são citados outros candidatos (24,8% contra 15,7% de Aécio e 13,3% de Marina Silva, na da CNT, e 35% contra 13% de Marina e 12% de Alckmin, na da Vox-CUT).
Além da queda de popularidade do golpista Michel Temer, a pesquisa da Vox aponta a ampla rejeição – na faixa de 80% – para a PEC 241, que congela os gastos da saúde, educação e investimentos, e para a elevação a 65 anos do limite de idade para aposentadoria de homens e mulheres. A enquete da CNT, que apenas pergunta aos entrevistados se concordam com cortar gastos (sem especificá-los), obviamente dá um resultado diferente.
As últimas pesquisas só reforçam nossa intenção de continuar lutando para derrotar a PEC 241, o ataque aos direitos dos trabalhadores, bem como o governo usurpador e seu programa regressivo.
Rui Falcão é presidente nacional do PT