A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) orientou funcionários da Ouvidoria da empresa a responsabilizar clientes de baixa renda pela falta de água. De acordo com denúncia publicada no portal “IG”, nesta segunda-feira (23), documentos internos da Sabesp apontam que a explicação aos demais consumidores deveriam atribuir a seca à redução de pressão.
“Falta d’água ocasionada por falta de reservação adequada”, diz o documento, em relação a resposta a ser dada aos clientes de baixa renda.
Ainda segundo a denúncia, as orientações foram produzidas em janeiro e estabeleceram três respostas-padrão a serem dadas aos clientes que sofrem com a redução de pressão determinada pelo governo local, comandado por Geraldo Alckmin (PSDB).
Além disso, a Sabesp ainda orientou a Ouvidoria a encaminhar uma equipe de fiscalização apenas se o consumidor apontar falta d´água há mais de dois dias.
Em resposta à reportagem, a Sabesp afirmou que o documento não foi aprovado.
“Trata-se de documento interno da Diretoria Metropolitana que estava em discussão e não foi aprovado”, explicou a empresa.
Registros – A denúncia do “IG” também apontou que a Ouvidoria da Sabesp deixou de contabilizar como reclamações as queixas de falta d’água.
“Em caráter precário e provisório a Ouvidoria não fará o acatamento de reclamação de falta de água primário. Quando o cliente ligar pela primeira vez, o acatamento será feito como solicitação de informação”, determinou o documento.
Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do “IG”