Partido dos Trabalhadores

A Copa começa em São Paulo

Prefeitura armou um esquema especial de transporte, segurança e saúde para os jogos do Mundial

A capital paulista sediará a abertura da Copa do Mundo de Futebol, nesta quinta-feira (12), com o jogo Brasil e Croácia. Até o final do torneio serão disputados outras cinco partidas na cidade. Durante vários meses, São Paulo se preparou para receber os mais de 1,3 milhão de turistas que devem passar pela cidade, sendo que mais de 250 mil são estrangeiros, reforçando os serviços públicos de segurança, saúde e transporte público, entre outros.

Recentemente, o prefeito Fernando Haddad confirmou que a cidade está preparada para os eventos da Copa do Mundo. “Estamos seguros de que São Paulo fez aquilo que esteva programado para um grande espetáculo”, afirmou. E a festa não será apenas na Arena Corinthians, onde acontecerá a abertura.

Para quem não irá assistir os jogos no estádio, poderá acompanhar as partidas nos inúmeros telões espalhados pela prefeitura por toda a cidade. Mais de 50 mil pessoas devem ver aos jogos em exibições públicas e gratuitas, no Vale do Anhangabaú, em Perus, em São Miguel Paulista e em Campo Limpo.

Para a abertura do Mundial, são esperadas 61 mil pessoas na Arena Corinthians e outras 40 mil devem passar pelas festas oficiais organizadas pela Fifa, as Fan Fests, no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade.

Operações de segurança – Toda a segurança dos eventos é feita pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, que monitora as regiões de maior concentração 24 horas por dia, com o uso de 500 câmeras espalhadas por toda São Paulo. A operação conta com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais, não somente das áreas de segurança, mas também de trânsito, transporte, defesa civil e saúde.

Até o dia 18 de julho, cerca de 4,6 mil policiais militares farão o patrulhamento de 40 pontos importantes, como locais de exibições públicas, rotas de deslocamento e centros de treinamento. A segurança nos arredores dos estádios será feita também pela Guarda Civil Metropolitana.
Saúde e transporte

O reforço na área de saúde será feito pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde, que conta com um plano especial para situações de risco e emergências. O atendimento será feito por profissionais de saúde da prefeitura, com apoio de ambulâncias e motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O governo municipal também elaborou um plano especial para gerenciar o trânsito e o transporte público nos dias de jogos na cidade. O trabalho conjunto entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a SPTrans, deve garantir a máxima fluidez possível na região de Itaquera, que terá 68 mil torcedores a mais transitando na região.

Para garantir a acessibilidade, a prefeitura orienta o uso do transporte coletivo municipal, ônibus ou trem, especialmente para os torcedores que irão a Arena Corinthians. Os usuários contarão com esquema especial para o evento.

Também está sendo disponibilizado um serviço especial de transporte gratuito para pessoas com algum tipo de deficiência física, ou mobilidade reduzida. O serviço intitulado “Atende” pode ser encontrado na estação do metrô Corinthians-Itaquera, da Linha 3-Vermelha, traslado para o estádio.

Mobilidade urbana – No domingo (8), foram entregues as obras de melhorias nas vias no entorno do estádio Itaquerão. As obras do Complexo Viário Pólo Itaquera incluem passarela de pedestres sobre os trilhos do metrô e da CPTM, e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges, além de uma alça viária que liga as Avenidas Radial Leste e Jacu Pêssego.

As obras melhoram a circulação de veículos e pedestres na região, além de facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) foi a responsável pela obra, que custou R$ 610 milhões, ao governo municipal e estadual.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias