O segundo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) em 2015 oferecerá 116 mil bolsas em 856 instituições de ensino superior. As inscrições serão abertas nesta terça-feira (16) e seguem até as 23h59 de quinta-feira (18).
De acordo com o Ministério da Educação, na mesma edição do ano passado, foram oferecidas 115.101 mil bolsas. A previsão é que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 22 de junho.
Ainda segundo o governo federal, das 116.004 bolsas disponíveis, 68.971 são integrais e 47.033 parciais. O maior número de bolsas ofertadas está em São Paulo, com 30,5 mil. Em seguida, Minas Gerais fica com 14,3 mil bolsas e o Rio Grande do Sul, com 8 mil bolsas.
Para concorrer a uma bolsa de estudo em instituições privadas de ensino superior, o interessado não pode ter diploma de curso superior e é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014.
O estudante não pode ter tirado zero na redação e deve ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura.
Concorrem às bolsas integrais estudantes com alguma deficiência ou tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral.
Os candidatos devem comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. No caso de professores, não é necessário comprovar renda.
Da Redação da Agência PT de Notícias