Partido dos Trabalhadores

#Sem anistia: Bancada do PT na Câmara defende prisão de Bolsonaro e outros 36 golpistas

O indiciamento baseado em provas abundantes abre caminho para a prisão de todos os golpistas ligados ao bolsonarismo

Divulgação

Gleisi Hoffmann, presidenta do PT: “O indiciamento de Jair Bolsonaro e sua quadrilha, instalada no Planalto, abre o caminho para que todos venham a pagar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia"

Parlamentares da Bancada do PT defenderam pelas redes sociais a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e de mais 36 ex-integrantes de seu governo, todos indiciados nesta quinta-feira (21/11) pela Polícia Federal no inquérito que apurou a tentativa de golpe para impedir a posse do atual presidente Lula, após a derrota bolsonarista nas eleições presidenciais de 2022. Eles são acusados pelos crimes de Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A pena para esses crimes varia de 3 a 12 anos de prisão.

Além de Jair Bolsonaro foram indiciadas outras personagens de destaque no governo passado. Entre eles, o general da reserva Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil, e da Defesa de Bolsonaro e candidato a vice na chapa derrotada na eleição de 2022); o general da reserva Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional); o delegado Alexandre Ramagem (atualmente deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Informações – ABIN) e Valdemar da Costa Neto (presidente nacional do PL), partido de Jair Bolsonaro.

Leia maisNota da Executiva Nacional do PT: Bolsonaro e sua quadrilha têm de pagar por seus crimes contra o Brasil

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), ressaltou que o indiciamento baseado em provas abundantes abre caminho para a prisão de todos os golpistas ligados ao bolsonarismo.

“O indiciamento de Jair Bolsonaro e sua quadrilha, instalada no Planalto, abre o caminho para que todos venham a pagar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia: tentar fraudar eleições, assassinar autoridades e instalar uma ditadura. Prisão é o que merecem! Sem anistia!”, destacou.

Traidores da Pátria

O líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), escreveu que os “traidores da pátria devem ser punidos com todo o rigor da lei”. “Com o encerramento da investigação conduzida pela PF sobre a tentativa de golpe de Estado e o indiciamento de Bolsonaro e mais de 30 golpistas que ocuparam o Palácio do Planalto para conspirar contra nossa democracia, o Brasil demonstra ao mundo que possui instituições republicanas consolidadas, prontas para defender o Estado Democrático de Direito. Ditadura, nunca mais! Sem anistia!”, defendeu.

Leia maisSenadores do PT pedem punição exemplar após PF indiciar Bolsonaro e outros golpistas

Em nota, a Polícia Federal ressalta que o relatório final da investigação que apurou os crimes cometidos pela organização criminosa que atentou contra a democracia brasileira foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.

Leia abaixo outras declarações sobre o indiciamento de Bolsonaro e 36 outras pessoas:

Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “O Bolsonaro está por trás de tudo isso (os crimes envolvendo a tentativa de golpe). É muito grave. Eles queriam assassinar o Lula e o Alckmin. Eles queriam matar o ministro do STF Alexandre de Moraes, no dia 15 de dezembro de 2022. Teve gente que chegou nas imediações da casa dele (para executar a trama). Acho que a gente não pode dar de barato sobre o que está acontecendo, sem irmos para a ofensiva política”.

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Tic tac! Ou seria, toc toc? Aliás, o que falta para essa turma ser presa ainda que preventivamente? ”.

Deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) – “Polícia Federal apresenta relatório do inquérito e indicia Bolsonaro sobre tentativa de golpe de Estado. Já tínhamos avisado sobre o claro envolvimento dele na CPMI e agora a PF traz um conjunto irrefutável de provas”.

Deputada Denise Pessôa (PT-RS) – “Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Ramagem, Valdemar e outros 32 golpistas são indiciados por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Ele e sua turma de conspiradores perderam nas urnas e agora têm que responder à Justiça por seus crimes. Golpistas não passarão! Sem anistia! Não vamos tolerar nenhuma tentativa de destruir a democracia!”.

Deputado Kiko Celeguim (PT-SP) https://www.instagram.com/kiko.celeguim/– “O inquérito da PF é claro: Bolsonaro sabia do plano para assassinar Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Outros 36 golpistas foram indiciados. Que a Justiça seja implacável e Bolsonaro termine onde merece: na cadeia!”.

Leia maisImprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro

Também publicaram notícias ou informações sobre os indiciamentos os parlamentares petistas Maria do Rosário (RS), Reginete Bispo (RS), Alexandre Lindenmeyer (RS), Bohn Gass (RS), Dr. Francisco (PI), Erika Kokay (DF), Rubens Otoni (GO), Benedita da Silva (BA), Natália Bonavides (RN), Jack Rocha (ES), Alencar Santana (SP), Delegada Adriana Accorsi (GO), Luizianne Lins (CE), Paulo Guedes (MG), Carlos Zarattini (SP), Nilto Tatto (SP), Dandara (MG), Patrus Ananias (MG), Waldenor Pereira (BA), Jilmar Tatto (SP), Airton Faleiro (PA), Rui Falcão (SP), Reginaldo Lopes (MG), Elisangela Araújo (BA), Helder Salomão (ES) e João Daniel (SE).

Do PT na Câmara