O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no terceiro trimestre de 2024, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta terça-feira (3/12). Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 3 trilhões. Com os resultados, a economia brasileira teve alta de 4% em relação ao mesmo trimestre de 2023.
Este é o 13º resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais. O saldo vem depois de a atividade econômica brasileira crescer 1,4% no segundo trimestre.
Na avaliação do líder do PT no Senado, Beto Faro (PE), o crescimento robusto apresentado pela economia brasileira reflete os acertos das políticas públicas implementadas pelo governo Lula.
“Novamente o PIB surpreendendo aqueles que apostam contra o Brasil. O presidente Lula tem colocado o país no rumo certo com políticas sólidas e eficientes para que o país cresça cada vez mais com responsabilidade e inclusão”, declarou.
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) se manifestou durante a reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado logo após o anúncio do IBGE. Para ele, os resultados positivos do PIB refletem o impacto de medidas tomadas pelo presidente Lula, especialmente em relação a investimentos responsáveis e voltados para o desenvolvimento do país.
Leia mais: Lula e Haddad promovem reforma da renda inédita e isentam quem ganha até R$ 5 mil
“O Brasil registrou um crescimento de 4% ao longo de um ano. Esse número reflete diretamente na redução do desemprego, que está em torno de 6%, aproximando-se dos 5%, índice considerado como ‘emprego pleno’. Além disso, a indústria está atingindo níveis próximos à sua capacidade produtiva máxima. Esse cenário também impacta positivamente na renda da população”, destacou.
O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do Governo no Congresso, também destacou o crescimento de 4% no acumulado dos últimos 12 meses.
“Mais emprego, mais comida na mesa e mais perspectiva de um futuro melhor para todo mundo. Brasil voltou a cuidar das pessoas”, disse.
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) também utilizou as redes sociais para destacar os excelentes dados divulgados pelo IBGE.
Neste terceiro trimestre, a indústria (0,6%) e o setor de serviços (0,9%) tiveram altas importantes.
Pelo lado da demanda, todos os itens cresceram. O consumo das famílias cresceu 1,5%, o Consumo do governo subiu 0,8%, enquanto os Investimentos tiveram ganho de 2,1% neste trimestre.
“Isso é resultado do trabalho incansável do governo do presidente Lula”, enfatizou a senadora Teresa Leitão (PT-PE).
O senador Paulo Paim (PT-RS) foi outro que enfatizou o efeito positivo trazido pelo crescimento da economia brasileira.
“O país está avançando para colocar a economia no caminho do crescimento e do desenvolvimento. O aumento do PIB no terceiro trimestre evidencia essa tendência. Isso é positivo, especialmente porque se soma a outros fatores, como a redução do desemprego e o aumento de investimentos estrangeiros”, avaliou.
O crescimento registrado pelo IBGE, de acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), mostra consistência e solidez nas escolhas feitas pelo governo Lula.
“Somos o oitavo em expansão do PIB no trimestre passado. Crescemos mais do que os Estados Unidos, do que o Japão e países da União Europeia. Sob a liderança de Lula, cresceremos ainda mais”, destacou.
Na avaliação do senador Jaques Wagner (PT-BA), o resultado alcançado pelo país no terceiro trimestre mostra que apesar dos desafios externos, como a volatilidade dos mercados globais, a economia brasileira manteve um ritmo sólido.
“O resultado reforça o papel do Brasil como uma economia resiliente e com crescimento sustentável. É bom para o Brasil e melhor ainda pra nossa gente”, apontou.
Do PT Senado