Partido dos Trabalhadores

Senadores vão ao MP pelo direito de livre manifestação de alunos

Ministério da Educação quer que escolas federais delatem alunos que participam das ocupações contra retirada de direitos; 18 senadores fizeram representação

Foto: Ocupa IFSul - Campus Bagé

Um grupo de 18 senadores protocolou na segunda-feira (24) uma representação no Ministério Público do Distrito Federal contra determinação do Ministério da Educação (MEC) que obriga gestores de institutos federais a delatarem alunos que estão participando das ocupações nas escolas contra a agenda de retrocessos do governo golpista.

Na representação, o grupo de parlamentares solicita a suspensão do ofício por entender que, além de atentar contra os direitos de livre manifestação dos estudantes, os agentes públicos responsáveis estão violando a Lei de Improbidade Administrativa.

Os senadores se reuniram com a subprocuradora-geral da República Deborah Duprat, titular da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão nesta terça-feira (25). Veja ao vivo:

Fátima Bezerra, Lindbergh Farias (PT-RJ), Humberto Costa (PT-PE), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Regina Sousa (PT-PI), Paulo Rocha (PT-PA)e Paulo Paim (PT-RS) estão entre os senadores que assinaram o documento.

Na semana passada, o MEC enviou ofício aos dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica determinando que o envio dos nomes dos estudantes que ocupam unidades de ensino em todas as regiões do país.

“Esses atos de perseguição fazem parte do repertório da ditadura militar e são inadmissíveis no Estado Democrático de Direito. A nossa Constituição Cidadã garante a liberdade de expressão e de manifestação. Além disso, é inaceitável querer que professores e dirigentes sejam algozes de estudantes”, destacou Fátima.

“A medida foi tão descabida que senadores aliados ao atual governo assinaram conosco a representação, pois sabem da importância de se preservar o ambiente democrático e de se posicionarem contra medidas intimidatórias”, afirmou a senadora. Ela lembrou que, em um regime democrático, a livre manifestação dos cidadãos é um direito fundamental.

O movimento de estudantes começou no final do mês passado. Hoje, mais de mil escolas, além de institutos federais e campi de universidades federais de todo o país foram ocupados por estudantes que se manifestam contra a MP 746, que propõe a reformulação do Ensino Médio, sem a discussão com a comunidade educacional,  e também contra a PEC 241, que congela os gastos sociais. Além disso, os alunos protestam contra o projeto de lei que institui a Escola sem Partido, já apelidado de lei da Mordaça.

Roberto Requião (PMDB-PR) , Kátia Abreu (PMDB-TO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Reguffe (Sem partido-DF), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), João Capiberibe (PSB-AP), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Gladson Cameli (PP-AC) também assinam o texto.

Leia aqui a representação.

Da Redação da Agência PT de Notícias