Em Portugal, organizações da extrema-direita intensificam ações contra a vida e segurança de lideranças progressistas, da população negra e imigrante, incluindo ameaças e marchas racistas. Em simultâneo, acontecem atos de violência contra pessoas negras no país, como o ator Bruno Candé, assassinado no dia 25 de julho.
O Partido dos Trabalhadores luta contra todas as formas de opressão e se solidariza com as lutas emancipadoras pelo mundo. Perante ataques e ameaças da extrema-direita, enviamos saudações fraternas às organizações progressistas, em defesa da igualdade, democracia e direitos humanos.
Manifestamos nossa solidariedade com as deputadas portuguesas Beatriz Dias, Mariana Mortágua e Joacine Katar Moreira, o SOS Racismo e seu dirigente Mamadou Ba, todas as pessoas ameaçadas pelo fascismo, as vítimas do racismo e suas famílias.
Os ataques racistas e xenófobos afetam especialmente a população imigrante. Muitas brasileiras e muitos brasileiros vivem e trabalham em Portugal. Sabemos que têm apoio das associações de imigrantes e organizações antirracistas quando enfrentam atos de discriminação e reivindicam seus direitos.
Nenhum país está livre dos perigos da desigualdade e do ódio. Seguimos lutando solidariamente por um mundo mais justo e igualitário.
Romenio Pereira
Secretário de Relações Internacionais do PT
Pedro Prola, Venina dos Santos, Raphael Reis
Coordenação do Núcleo do PT Lisboa
O Núcleo do PT Lisboa nas redes sociais
Twitter: @PTLisboaOficial
Facebook: @PTLisboaOficial